Para não desperdiçar os alimentos

Foto: Pixabay

Os talos de couve, agrião, beterraba, brócolis e salsa, entre outros, contém fibras e devem ser aproveitados em refogados, no feijão e na sopa.

Não jogue fora os talos do agrião, pois eles contém muitas vitaminas. Limpe, pique e refogue com tempero e ovos batidos.

As folhas da cenoura são ricas em vitamina A e devem ser aproveitadas para fazer bolinhos, sopas ou picadinhos em saladas. O mesmo pode se dizer das folhas duras da salsa.

A água do cozimento das batatas acaba concentrando todas as vitaminas. Aproveite-a, juntando leite em pó e manteiga para fazer purê.

As cascas da batata, depois de bem lavadas, podem ser fritas em óleo quente e servidas como aperitivo.

A casca da laranja fresca pode ser usada em pratos doces à base de leite, como arroz doce e cremes.

A casca da banana é muito nutritiva, rica em fibras, contém triptofano que aumenta os níveis de serotonina, além de outros elementos antioxidantes, pode ser utilizada em vitaminas batidas no liquidificador.

A casca do mamão também não deve ser desprezada, pode ser usada para fazer doces e sucos.

A parte branca da melancia pode ser usada para fazer doce, que se prepara como o doce de mamão verde.

Com as cascas das frutas (ex: goiaba, abacaxi, etc), pode-se preparar sucos batendo-as no liquidificador. Este suco pode ser aproveitado para substituir ingredientes líquidos no preparo de bolos.

Ao cozinhar ovos, não jogue a água fora, ela possui nutrientes que podem ser absorvidos ao regar suas plantas. O mesmo vale para a casca dos ovos, eles podem ser triturados e adicionado ao adubo, são ricas em cálcio.

Evite consumir folhas com aparência amarelada.

Cozinhe as verduras a vapor, assim elas não perderão o valor nutritivo.

Quando for ralar a casca do limão, nunca chegue à parte branca, pois ela é amarga e pode prejudicar o sabor doce da preparação.

Compartilhe:

Facebook Twitter Pinterest Email