Receitas > Matérias > Carboidrato é nutriente essencial para uma alimentação equilibrada

Carboidrato é nutriente essencial para uma alimentação equilibrada


Avaliação: / Carboidrato é nutriente essencial para uma alimentação equilibrada3 votos
PiorMelhor 
Por Adria

Foto: Adria
Foto: Adria

Segundo pesquisa, consumir massa à noite é benéfico para saúde e pode inclusive ajudar na manutenção do peso.

Em comemoração ao Dia Mundial da Saúde, 07 de abril, a Adria, uma das principais marcas de massas e biscoitos do País, e a nutricionista Tereza Cibella, da Equilibrium, consultoria da marca, explicam a importância de incluir macarrão nas refeições.

Ao contrário da crença popular, consumir carboidrato não engorda, principalmente à noite. Uma pesquisa recente, feita pela Universidade Hebraica de Jerusalém, comprovou que consumir carboidrato após as 18h, na quantidade adequada, é benéfico para a saúde.

Para Tereza Cibella o estudo desmistifica o mito e reforça que carboidrato não é vilão da alimentação.

"O que o estudo aponta é que o ganho de peso não está relacionado ao carboidrato consumido à noite e sim à qualidade da alimentação no restante do dia, ao sedentarismo e ao exagero na quantidade de alimentos consumidos", afirma Tereza.

O recomendado, segundo a nutricionista, é a ingestão de 150g de carboidrato por dia para uma pessoa adulta. Este índice pode ser alcançado com 2 pegadores de massa.

"Para deixar a macarronada mais nutritiva é preciso incluir acompanhamentos como proteína (carne vermelha magra, peixe ou frango) e legumes", afirma a especialista.

Consumir macarrão, na quantidade correta e com os acompanhamentos indicados, pode ainda contribuir na manutenção do peso. Isso acontece porque o macarrão possui um baixo Índice Glicêmico (IG), ou seja, diminui a velocidade do nível da glicose no sangue, proporcionando saciedade mais prolongada. 

Tereza explica que com uma alimentação pobre em carboidrato, como na dieta das proteínas, por exemplo, há perda de peso, mas não de uma forma saudável.

"Com a falta do carboidrato, nutriente essencial para o organismo, a pessoa pode ficar indisposta e as chances da recuperação do peso perdido após esse período é grande, pois a pessoa volta a consumir o que era de costume", ressalta Tereza.

O carboidrato presente nas massas ainda é o combustível número um para o fornecimento de energia para o corpo, principalmente durante a prática de atividade física.

A partir das dicas da nutricionista, a Adria sugere receita nutritiva que agradará a toda a família: Espaguete ao Azeite com Salmão e Abobrinha. Confira!

Facebook Twitter Google Plus Pinterest Email

Adicionar ao meu livro de receitas

Comentários
© 2007-2017 Comida e Receitas | A empresa Anuncie Contato Política de Privacidade e Termos de Uso