Batata frita sequinha e crocante

Foto: Pixabay
Foto: Pixabay

Para a batata ficar bem fritinha e crocante, descasque as batatas, orte as batatas em forma de tiras, depois cozinhe em água fervendo por alguns minutos até ficar al dente. 

Deixe esfriar, em água com gelo, escorra bem e frite com bastante óleo bem quente e depois escorra em papel-toalha.

Outra forma para conseguir uma batata frita crocante é antes de fritar, descasque as batatas e, em seguida, coloque-as de molho em água bem gelada, ou leve ao freezer por 30 minutos.

Além disso, é preciso que o óleo fique bem quente para fritar, a cerca de 160ºC, caso contrário o resultado será um batata murcha.

Faça o teste do fósforo: jogue um palito na panela com óleo, quando ele acender, significa que a temperatura está ideal para fritar.

Por soltar muita água, a batata tipo Monalisa não é indicada para a fritura, prefira a aterix, a barraca ou a bintje.

Corte os palitos do mesmo tamanho, para que fritem de maneira uniforme.

Para batatas mais crocantes, frite duas vezes. Primeiro, até ficarem esbranquiçadas e macias: escorra sobre papel toalha e espere esfriar. Na hora de servir, frite novamente, até dourar, e tempere com sal e pimenta do reino.

Salgar batata frita

Para salgar as batatas fritas de maneira uniforme, coloque dentro de um saco de papel com uma porção de sal. Depois, sacuda por alguns segundos. Desse modo, você tempera e enxuga as batatas numa só operação.

Compartilhe:

Facebook Twitter Pinterest Email