Como conservar verduras e legumes

Foto: Pixabay
Foto: Pixabay

As verduras frescas devem ser conservadas em geladeira, com a excessão de alho, cebola e cebolinha, que podem ficar em local fresco e arejado, não transmitindo, assim, odores indesejados a outros alimentos.

Batatas e legumes secos são mantidos em ambientes frescos e secos.

Para cada tipo de vegetal é indicada uma temperatura ideal de conservação, que oscila entre 2 e 10C.

Batatas, berinjelas, pimentões e tomates, por exemplo, quando colocados em temperaturas inferior a 8C, tendem a mudar de cor e ficar com a casca manchada.

Na geladeira, se conservam diversos alimentos ao mesmo tempo, alguns dos quais devem estar a uma temperatura próxima de 0C.

Deve-se, então, colocar na parte superior da geladeira legumes que precisam de ambientes frescos como aspargos, alcachofras, cenouras, couves, cogumelos e vagens, entre outros.

O restante pode ser acomodado em gavetas localizadas mais para baixo, em que a temperatura seja um pouco mais alta.

A maioria dos vegetais pode ser armazenada em local escuro, frio e bem ventilado. Os que estragam logo devem ir à geladeira. Contudo, baixas temperaturas podem alterar o sabor e a textura, como, por exemplo,da batata.

Tomates maduros

O segredo para os tomates amadurecerem com um colorido mais rico e com a polpa mais saborosa e suculenta é deixá-los no escuro. Os tomates, quando deixados à luz solar, ficam esbranquiçados e massudos.

Armazene na geladeira apenas os maduros, baixas temperaturas prejudicam o processo de amadurecimento.

Por isso, é aconselhável colocá-los dentro de um armário embrulhados em um papel grosso até amadurecerem. Quando estiverem maduros, conserve-os em geladeira, retirando-os só na hora de usar.

Os tomates estão maduros e moles demais para a salada? Coloque-os numa vasilha com água fria e salgada. Depois de algum tempo eles voltarão a ficar firmes.

Limões maduros

Se os limões estiverem verdes e com pouco sumo, cubra-os com água, troque a água diariamente, eles vão amadurecendo e ficando mais suculentos.

Cogumelo

Armazene em um saco de papel na parte de baixo da geladeira.

Repolho e aipo

Guarde-os nas gavetas de vegetais para reter sabor e textura.

Compartilhe:

Facebook Twitter Pinterest Email