Receitas > Dicas > Como fazer pão

Como fazer pão


Avaliação: / Como fazer pão2 votos
PiorMelhor 
Por Mariana Cardoso

Foto: Pixabay
Foto: Pixabay

Fazer pão em casa pode dar um certo trabalho, mas não é difícil e algumas regras ajudam a você a obter o melhor resultado.

Conserve o fermento biológico fresco nageladeira, mas não na porta, nem no freezer, e verifique o prazo de validade do produto antes de começar a preparar a massa de pão. Sovar a massa é um passo importantíssimo: o ato permite que o glútem se desenvolva, para que o pão cresça e fique macio.

Para sovar, trabalhe sobre uma suérfície enfarinhada. Forme uma bola com a massa e, com a base das plantas das mãos, empurre para a frente. Dobre a massa estendida e empurre novamente, virando de lado à medida que trabalha e repetindo os movimentos de estender e dobrar.

Aguente firme: o processo deve levar pelo menos 10 a 15 minutos. Para saber se você já pode parar de sovar, forme uma bola com a massa e afunde o miolo com dois dedos: as cavidades devem se manter no lugar.

Se a massa voltar logo à forma, é preciso sovar um pouco mais. Depois de sovada, a massa deve descansar em temperatura ambiente, ou em um lugar morno, para fermentar e crescer.

Em dias quentes, envolva a tigela com filme plástico (ou cubra com um pano de prato limpo) e reserve até dobrar de volume. Em dias mais frios, é melhor dar uma ajuda à fermentação.

Acenda o forno e desligue quando estiver quente. Cubra a vasilha de massa com um pano de prato e coloque no forno.

Outra idéia é embrulhar a tigela com filme plástico e, depois com cobertor (manta pequena). Muita gente utiliza o truque da bolinha de massa dentro de um copo de água fria para saber se a receita já cresceu o suficiente: quando subir à superfície, é hora de assar.
Outra maneira de verificar a fermentação é apertar a massa com o dedo, nessa etapa, ela deve estar flexível e voltar logo à posição original.

Não asse em forno quente, ou o pão pode queimar por fora e permanecer cru por dentro.
Para saber quando o pão está pronto, retire do forno, vire e bata no fundo com os nós dos dedos: ele deve emitir um som oco.

Facebook Twitter Google Plus Pinterest Email

Adicionar ao meu livro de receitas

Comentários
Facebook
Pinterest
Twitter
Google Plus
Receba receitas por e-mail

Receba gratuitamente nossos últimos destaques

© 2007-2017 Comida e Receitas | A empresa Anuncie Contato Política de Privacidade e Termos de Uso