Por Netão Bom Beef, membro da Sociedade do Churrasco Tramontina
Não é novidade que, para os brasileiros, o churrasco é mais do que uma simples refeição. Com o passar do tempo, novas maneiras e variedade de preparos foram surgindo, fazendo com que o churrasco fosse reconhecido como um grande momento de confraternização. São mudanças que representam a pluralidade da tradição, que segue conquistando admiradores independentemente do que é assado sobre o fogo.
O açougueiro e churrasqueiro Netão Bom Beef, membro da Sociedade do Churrasco Tramontina, compartilhou seus truques e utensílios favoritos para o preparo de carnes.
As perguntas mais populares sobre o assunto
1. Como conservar a carne bovina?
Existem várias formas de conservar a carne: no refrigerador ou no congelador. No refrigerador residencial, o recomendado é armazenar a carne por no máximo 3 dias, pois a temperatura acaba oscilando muito. Se não for consumida nesse período, leve para o congelador, onde a carne geralmente fica em ótimo estado por aproximadamente 1 ano.
2. Como grelhar cortes com cobertura de gordura?
Em algum momento, quando a carne estiver na brasa, apoie-a na grelha pela parte da gordura. Uma boa dica durante esse processo é tampar a churrasqueira, para evitar que subam labaredas pela churrasqueira com o derretimento.
3. Como manter a suculência da carne?
Um bom truque é deixar a carne descansar quando ela sai da brasa. Não precisa se preocupar com o resfriamento: ao tirá-la da churrasqueira, a carne ainda sobe de um a dois graus com o cozimento residual. A temperatura externa acaba se igualando à interna e, após um ou dois minutos, fica ainda mais suculenta.
Os produtos favoritos de Netão Bom Beef
1. “Faca afiada não passa vergonha e faz muita diferença no nosso churrasco”
Faca para Carne Butcher Tramontina com Lâmina em Aço Inox
“Faca afiada não passa vergonha e faz muita diferença no nosso churrasco”, garante Netão. Para o churrasqueiro, o principal benefício trazido por uma boa faca é o corte preciso, que permite que a carne seja grelhada ou assada de maneira uniforme, sem pontos de perda de suculência. A Faca para Carne Butcher Tramontina é produzida com lâmina em aço inox com fio durável e cabo de polipropileno com proteção antimicrobiana, ela é ideal para ser utilizada em cortes grandes, como costela e fraldinha, para separar a pele da carne, desossar e cortar. Uma faca resistente e durável!
2. Para manter o fio da faca preciso
Chaira Tramontina Profio Diamantada em Aço Inox
Para manter o fio da faca precisa, uma boa dica é passar constantemente a lâmina em uma chaira. Assim, a faca fica sempre afiada e o corte da carne segue sendo feito com precisão. A Chaira Tramontina é produzida com haste em aço inox com superfície diamantada, cabo e ponta em ABS, o que garante uma afiação de excelência e um manuseio seguro.
3. Manusear a carne sem perfurar
Pegador de carne Tramontina
“Não existem regras no churrasco, mas preservar a suculência é uma semi-regra”, Netão brinca. Ele explica que uma das causas para a perda de suculência é a perfuração, muitas vezes causada pelo manuseio da carne com utensílios como garfos. Com um pegador, é possível manusear a carne com muita facilidade e mobilidade. A qualidade e durabilidade do Pegador Para Carne Tramontina com Lâmina em Aço Inox são garantidas pela lâmina em aço inox. Já o manuseio confortável e seguro fica por conta do cabo longo de madeira.
EXTRA: Calculadora de churrasco
Às vezes, na correria do dia a dia, fica complicado dedicar um tempo para planejar as compras do churrasco. Pensando nisso, a Tramontina desenvolveu uma calculadora de churrasco, que pode ser acessada aqui. A ferramenta leva em consideração o número de pessoas que vão comparecer ao churrasco, os tipos de aperitivos e cortes de carne que serão oferecidos. Opções vegetarianas, acompanhamentos e bebidas complementam o planejamento, garantindo um evento completo.