Dicas para aproveitar os alimentos sem perder os nutrientes

Foto: Bunge Brasil
Foto: Bunge Brasil

O desperdício de alimentos é uma das grandes preocupações no combate à fome, no mundo inteiro, anualmente, mais de 1 bilhão de toneladas são jogados no lixo. De tudo o que é jogado fora, a maior parte são frutas e legumes.

Para tentar mudar esses números, o Comida e Receitas preparou um conteúdo especial para você, com dicas para aproveitar melhor os alimentos na hora de prepara-los, formas adequadas de armazenamento e tudo isso sem perder nenhum nutriente e o melhor, sem desperdícios.

Comprar alimentos frescos é primordial para quem não quer perder nenhum benefício que estes trazem à saúde.

“Escolha frutas, verduras e legumes da época e, de preferência, orgânicos e evite comprar legumes congelados. Para carnes e peixes, vale a mesma regra: sempre preferir alimentos frescos e no caso de frango, optar pelo orgânico. Evite também alimentos congelados, pois com o congelamento, perdemos alguns nutrientes”.

A polpa da cenoura é rica em carotenoides, que é o pigmento responsável pela cor dos alimentos e está relacionada à vitamina A, que é antioxidante e ajuda a prevenir o câncer de pele e pulmão.

Cascas de mamão, abóbora e goiaba também apresentam altos níveis de carotenoides. Dependendo da receita, as cascas podem ser cozidas e utilizadas para fazer doces, compotas, sucos, vitaminas, bolos, geleias, sopas, croquetes, esfihas, empadão, tortas, acompanhamentos como pasta ou purê de diversos legumes com casca e patês. Para não perder nenhum nutriente é preciso ter cuidado no armazenamento.

“Carnes e peixes devem ser conservados na geladeira por no máximo, um dia. Para frutas é recomendável deixa-las fora da geladeira, mas se estiverem muito maduras, devem ser guardadas dentro da mesma. Folhas e outros legumes devem ser armazenados em um ambiente menos frio da geladeira para não estragar”, conta a nutricionista ao site.

Dafne ainda revela uma curiosidade sobre a maçã.

“Evite deixa-la no mesmo recipiente que outras frutas já maduras, porque ela libera uma substância que favorece o amadurecimento, podendo amadurecer até demais as frutas que estiverem perto dela”, afirma.

A forma de preparação dos alimentos também é fundamental para a preservação dos nutrientes.

“Para aproveitar melhor os alimentos, o ideal seria utilizarmos alimentos frescos e para os legumes e verduras que forem ser cozidos, cozinhar o menor tempo possível e preferir sempre o vapor. No momento em que for cozinhar, prefira pratos sem ou com pouco óleo, grelhados, assados ou cozidos”.

Para provar que aproveitar os alimentos pode ser mais saboroso e prático do que se imagina, o Comida e Receitas selecionou alguns pratos fáceis de preparar. Que tal começar com uma receita simples e fácil de fazer? O Tira Gosto de Sementes, é muito prático e vai abrir o apetite, ou uma Salada de batata com casca de laranja especial?

Outra opção de aperitivo simples e sem desperdício é o Patê de Talos, fica ótimo para comer com torradas, pães e bolachas. Uma refeição mais elaborada e que as visitas vão adorar é o Quibe de Forno com Proteína de Soja. Para acompanhar um delicioso suco vai bem, o Suco de Couve com Limão. Pense duas vezes antes de jogar a casca da banana fora.

Compartilhe:

Facebook Twitter Pinterest Email