Receita de Risoto de limão siciliano com manjericão na panela de pressão

Risoto de limão siciliano com manjericão na panela de pressão
Foto: Tramontina

O chef Elzio Callefi, da Tramontina, indica uma receita de risoto de limão siciliano com manjericão para ser feito na panela de pressão. A panela de pressão é uma peça-chave na cozinha. Versátil, permite cozinhar, dourar e até fritar os ingredientes na mesma panela, realçando o sabor e preservando os nutrientes de cada alimento.

Como fazer risoto de limão siciliano com manjericão na panela de pressão

Aqueça a panela em fogo alto, coloque o azeite e adicione a cebola picada. Tempere com sal e pimenta a gosto e refogue rapidamente. Coloque o arroz e misture para selar. Adicione o vinho branco e mexa bem até evaporar. Complete com água quente até o nível 1,5 litro e misture rapidamente. Tampe a panela, trave e coloque no nível de cozimento II. Mantenha em fogo alto e observe a válvula de segurança. Ao travar, deixe cozinhando por 5 minutos. Ao término, retire a pressão por etapas, destampe a panela, coloque o suco de limão e mexa bem. Finalize com queijo parmesão ralado, manteiga e as folhas de manjericão, misturando bem para derreter e dar cremosidade.

Ingredientes

  • 400g de arroz arbóreo
  • 80ml de vinho branco seco
  • ½ cebola média picada
  • 1 limão siciliano (somente o suco)
  • 160g de queijo parmesão ralado
  • 45ml de azeite de oliva
  • 80g de manteiga com sal
  • Folhas de manjericão
  • Água quente
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto

Tabela de conversão de medidas

Receitas em vídeo

Modo de preparo

  • Aqueça a panela em fogo alto, coloque o azeite e adicione a cebola picada.
  • Tempere com sal e pimenta a gosto e refogue rapidamente.
  • Coloque o arroz e misture para selar.
  • Adicione o vinho branco e mexa bem até evaporar.
  • Complete com água quente até o nível 1,5 litro e misture rapidamente.
  • Tampe a panela, trave e coloque no nível de cozimento II.
  • Mantenha em fogo alto e observe a válvula de segurança. Ao travar, deixe cozinhando por 5 minutos.
  • Ao término, retire a pressão por etapas, destampe a panela, coloque o suco de limão e mexa bem.
  • Finalize com queijo parmesão ralado, manteiga e as folhas de manjericão, misturando bem para derreter e dar cremosidade.
  • Sirva em seguida.

Rendimento: 4 porções

Tempo de preparo: 20 minutos

Avalie

Compartilhe: