Receitas > Dicas > Como cortar tomate

Como cortar tomate


Avaliação: / Como cortar tomate3 votos
PiorMelhor 
Por Sofia Matos

Foto: Pixabay
Foto: Pixabay

Corte os tomates em 4 gomos, elimine a parte central e as sementes.

Corte em cubinhos ou tirinhas ou pique-os fininho.

O miolo do tomate, pode ser batido no liquidificador e temperado com sal e azeite, como aperitivo.

Cortando tomates sem tirar as sementes

Retire a haste dos tomates com os dedos antes de picá-los. Você também pode cortar a parte de cima, removendo a haste e a folha no topo do tomate.

Corte tomates inteiros ao meio na horizontal (por onde passaria a haste).

Coloque o lado cortado para baixo e faça cortes horizontais. Isso poderá implicar em duas ou mais fatias, dependendo de quão grande for o tomate. Com as mãos, mantenha todas as fatias juntas em uma pilha enquanto corta.

Você também pode optar por não empilhar as fatias. Com o lado cortado para baixo, corte através do tomate em direção à tábua de corte, ao invés de transversalmente. Se fizer isso, mantenha as fatias juntas e vire-as em 90 graus antes de ir para a próxima etapa.[1]

Pique o tomate perpendicularmente às fatias já cortadas. Use o mesmo tamanho de fatias dos cortes horizontais. Fazer isso irá resultar em pedaços uniformes.

Para finalizar, corte as tiras de tomate em cubos do tamanho desejado. Se fatiar várias tiras finas, terá pedaços menores e em grande quantidade, enquanto se as fatias forem mais grossas, você terá cubos maiores e em formato irregular.

Cortando e tirando as sementes

Corte uma fatia plana na parte inferior do tomate. Esse fim plano lhe permitirá sustentar o tomate para que ele fique "de pé" por conta própria na tábua de corte. Este método é bom para os tomates caqui, porque eles têm um grande núcleo de sementes e menos carne interna.

Faça cortes longos a partir do topo para a base do tomate. Esses devem ser em forma de pétalas. Posicione a faca na parte superior do tomate e corte ao longo do núcleo de sementes. O corte deverá ser uma curva, de modo que a carne do tomate separe-se das gomas de sementes.

Tire toda a carne do tomate, de modo que apenas reste o núcleo de sementes. Descarte esta parte. Retirar as sementes reduz o teor de umidade dos tomates picados em seu prato.

Coloque as fatias na tábua de corte. Faça cortes horizontais ao longo do comprimento de cada peça. Deixe as fatias do tamanho que quiser.

Vire as fatias em uma posição de 90 graus e faça cortes perpendiculares. Esses devem resultar em cubos de tomate.

Dicas

Um dica para descascar tomates é colocá-los inteiros em água a fervente durante um minuto e quando eles estiverem resfriados o suficiente, você poderá retirar as cascas com suas próprias mãos. Receitas como salsa e molho de tomate podem exigir a remoção da casca antes que você pique os tomates.

Ao cortar tomates grandes ou delicados, divida cada um deles pela metade para cortar as fatias verticais com maior estabilidade.

Tabule, vinagrete e molhos de tomate cozidos podem ficar melhores com a remoção das sementes do tomate.

Se sua faca não for afiada o suficiente para penetrar no tomate, use uma faca serrilhada.

Compre ou escolha a quantidade certa de tomates que você vai precisar para a sua receita. Os tomates Santa Cruz, também conhecidos como Débora, geralmente têm menos suco e mais carne do que as variedades comuns. Para uma xícara de tomates picados, use um pouco menos de 450 g de tomates Santa Cruz e um pouco mais de 450 g de tomates caqui.

Corte um tomate caqui ao meio usando uma faca serrilhada. Facas serrilhadas trabalham bem, porque cortam o tomate sem esmagá-lo. Este método funciona bem para esse tipo de tomate, porque ele tem vários gomos de sementes separadas e bastante carne.[4]

Há muito que você pode fazer com tomates picados:
Faça seu próprio ketchup.

Use molho de tomate para opções vegetarianas. Essa é uma ótima opção para suas refeições favoritas do feriado.

Surpreenda seus convidados com uma sopa de tomate. Essa sopa parece gourmet, mas é muito fácil de fazer.
Economize dinheiro com esta deliciosa receita de molho de espaguete. Familiares e amigos em breve estarão implorando por seu ingrediente secreto.

Facebook Twitter Google Plus Pinterest Email

Adicionar ao meu livro de receitas

Comentários

Receitas de natal
Facebook
Pinterest
Twitter
Google Plus
Receba receitas por e-mail

Receba gratuitamente nossos últimos destaques

© 2007-2017 Comida e Receitas | A empresa Anuncie Contato Política de Privacidade e Termos de Uso