Como preparar um strudel

Foto: Pixabay
Foto: Pixabay

O significado literal da palavra strudel “redemoinho”, dá bem a idéia das diversas voltas da massa sobre o recheio da torta.

Muitas receitas indicam o uso da massa folhada, apesar do strudel perfeito ser preparado com a massa apropriada, bastante afinada com o rolo para assar bem, inclusive em sua parte lateral.

Coloque a massa sobre uma toalha de tecido ligeiramente enfarinhada e comece a abrí-la em formato redondo ou quadrado, utilizando um rolo e salpicando com um pouco de farinha, se necessário.

Quando a folha estiver bem fina (de 2 a 3mm), escorregue as mãos enfarinhadas sobre a massa e, trabalhando do centro para as bordas, comece a abrí-la com ambas as mãos para aumentar a folha (deve-se obter uma espessura homogênea, quase transparente, de formato regular e com poucos furos).

Para evitar que a folha resseque, picele-a imediatamente com manteiga derretida e salpique com bastante farinha de pão torrado.

Disponha, então, sobre ela o recheio até alguns centímetros da borda.

Dobre delicadamente a borda sobre o recheio e levante um dos lados da toalha com as 2 mãos, fazendo um rocambole.

Feche cuidadosamente a borda do rolo e insira-o delicadamente numa assadeira forrada com papel manteiga, podendo-se dar a ele o formato com meia lua (para mudar a posição do rolo, use a toalha).

Pincele a superfície com manteiga derretida e asse imediatamente no forno a uma temperatura entre 180C a 200C, até que o strudel esteja bem dourado e crocante.

Na metade do cozimento, pode-se pincelar novamente a superfície com manteiga ou ovo batido.

Sirva o strudel depois de morno.

Compartilhe:

Vídeos

Vídeo sopa de mandioca com costela