Estragão

Foto: Pixabay

  • Aves, peixes e receitas com ovos e batatas combinam muito bem com essa erva de folhas alongadas, que também dá um gostinho especial ao vinagre.
  • Utilização: Aves, ovos, peixes, legumes, saladas, assados de forno, carnes, maioneses, sopas e tomate.
  • O estragão é um tempero típico da culinária francesa e é utilizado para realçar o sabor de certos ingredientes e alimentos. O sabor da folha de estragão é adocicado e ao mesmo tempo levemente picante, lembrando a algumas pessoas, mesmo que brevemente, o cheiro e gosto do funcho (também conhecido como erva-doce, marantro, finóquio). As folhas do estragão, assim como as de outras ervas utilizadas na culinária podem ser usadas tanto verdes e frescas quanto secas, dependendo sobretudo do que exigem as receitas específicas.
  • A folha do estragão é utilizada na preparação de pickles, como pepinos em conserva à base de vinagre; em cozidos de panela, em saladas verdes, etc; mas ela também dá o sabor distinto do molho béarnaise. Existem muitas receitas para o uso caseiro do estragão na preparação de vinagres, vinagretes, e outras infusões gastronômicas.
  • Propriedades: estimulante de apetite, alivia reumatismo e artrite, regulariza a menstruação, diurético.
Categorias Dicas