Receitas > Dicas > Massas

Avaliação: / Massas3 votos
PiorMelhor 
Por Maria Clara

Foto: Pixabay
Foto: Pixabay
pinbutton

Prepare a massa de nhoque normalmente. Pegue um saco plástico de leite, vazio, faça uma abertura num dos lados e um furo num dos cantos do lado oposto. Coloque a massa de nhoque dentro e vá cortando os nhoques com uma tesoura, diretamente na panela de água fervente.

Massas doces ficarão mais macias se você usar gordura não gelada e mexer com movimentos leves.

Para pincelar tortas e empadas, misture bem a gema com óleo e depois acrescente uma pitada de açúcar com algumas gotas de café forte.

A massa de torta não ficará estufada se você furar com um garfo toda a sua superfície e as bordas, quando ela estiver na assadeira. Para que a massa de torta não encolha na assadeira, coloque uma folha de papel-manteiga por cima, depois cubra toda a superfície com feijão cru. Leve a fôrma para assar dessa maneira.

Faça sempre o recheio para tortas com antecedência ou deixe esfriar antes de usar. Se você colocar o recheio ainda quente, a massa cozinhará antes de ser levada ao forno, ficando com uma aparência desagradável e não muito saborosa.

Quando as tortas e bolos dourarem demais no forno, antes de estarem completamente cozidos, cubra com papel impermeável e deixe que acabem de assar. Assim, você evita que fiquem muito tostados.

As panquecas ficarão mais saborosas se você acrescentar no liquidificador, junto com a massa, uma cebola ou um pedaço de queijo.

Para assar massa folhada, não unte nem polvilhe a assadeira. Use sempre uma assadeira molhada. Estique a massa podre com o rolo sobre um plástico. Depois, vire a massa sobre a assadeira, retirando o plástico. Assim, a massa ficará lisa e uniforme.

Para o preparo de uma massa para tortas ou empadas, use sempre gordura gelada. Dessa maneira, a massa ficará crocante e sequinha.
Empadas, tortas e barquetes de massa podre devem esfriar antes de serem tiradas das fôrmas.

Ao fazer massas fermentadas, tire uma pequena porção, faça uma bolinha e coloque num copo com água. Quando a bolinha subir, a massa estará pronta para ir ao forno.

Acrescente à massa de pizza uma batata cozida. A massa ficará mais leve.

Quando fizer macarrão em casa, use um cabide para secar a massa. Além do sal e do óleo, que normalmente vão à água para cozinhar o macarrão, acrescente também um galinho de salsa. A macarronada ficará mais saborosa se você misturar um pouco de pimenta-do-reino ao queijo ralado.

Arrume a lasanha crua, de véspera, numa vasilha refratária, cubra com leite e leve à geladeira. Coloque a lasanha no forno quarenta minutos antes de servir.

Se você quiser que a torta de frutas fique com uma crosta crocante com gosto de nozes, salpique germe de trigo sobre a torta, dez minutos antes de tirá-la do forno.

Na falta de um rolo de macarrão para estirar a massa, use uma garrafa lisa, cheia de água gelada e gelo picado. Feche bem a garrafa para não vazar. A massa ficará bem lisa.

Para que o macarrão não grude, regue com um fio de óleo depois de escorrer. Para fazer macarrão colorido, acrescente à massa: espinafre para a massa verde, beterraba para a massa rosada ou chocolate (em pó) para a massa marrom.

Nunca use manteiga ou ovos gelados em suas receitas. Eles devem estar à temperatura ambiente para não alterar a consistência da massa.

Facebook Twitter Google Plus Pinterest Email

Adicionar ao meu livro de receitas

Comentários

Ceia de Natal econômica
Facebook
Pinterest
Twitter
Google Plus
Receba receitas por email

Digite seu email no campo abaixo e receba gratuitamente nossas últimas receitas:

© 2007-2018 Comida e Receitas | A empresa Anuncie Contato Política de Privacidade e Termos de Uso