Receitas > Dicas > Sobras

Avaliação: / Sobras2 votos
PiorMelhor 
Por Maria Clara

Guarde as sobras dos alimentos preparados na geladeira, em temperatura inferior a 10°C, devidamente acondicionadas em potes com tampa e procure consumi-las logo. Coloque as sobras dos alimentos enlatados em outra vasilha (seca e com tampa) e guarde na geladeira.

Quando você for consumir as sobras, ferva-as ou esquente-as bem, para eliminar os microrganismos que, por ventura, tiverem se desenvolvido no alimento. Aproveite as partes boas dos vegetais que apresentarem partes estragadas e utilize-as em sopas, em seletas de legumes, ou para acompanhamento de carnes, por exemplo.

Aproveite as folhas e talos, sempre que possível, para preparar refeições nutritivas e criativas. Folhas de cenoura são riquíssimas em vitamina A e ficam excelentes em refogados; folhas de beterraba também podem ser refogadas. Utilize a água na qual você cozinhou hortaliças para fazer sopas, molhos ou para cozinhar arroz; estes alimentos ficarão muito mais saborosos e nutritivos.

Sobras de vinho

Aproveite as sobras de vinho e de cerveja para temperar a carne assada em panela de pressão. O vinho poderá ser usado na própria vinha-d’alhos, e a cerveja despejada na panela, depois que a carne estiver dourada de todos os lados.

Sobras de gordura

Se você fritou peixe e sobrou muita gordura, passe por um filtro para reter as impurezas. Pingue algumas gotas de limão e deixe esquentar um pouco. O óleo não ficará com cheiro nem com gosto de peixe.

Sobras de pão

Para aproveitar as sobras de pão, corte-o em pedaços, passe margarina e polvilhe canela. Leve ao forno até dourar e guarde em latas fechadas por quatro dias.

Sobras de carne

Aquelas tirinhas que sobram na hora de fazer bifes ou picadinhos dão uma boa sopa se misturadas com legumes ou também podem ser úteis ao preparar um molho de tomates.

Sobras de bifes e de carnes ensopadas podem ser moídas para fazer croquetes. Basta misturar um ovo, farinha de rosca, cebola picada, outros temperos e fritar em bolinhas. Outra forma de usar sobras de carnes já cozidas é desfiá-las, misturar com maionese e cenoura ralada, e fazer deliciosos sanduíches.

Com as chamadas carnes de segunda, faça-as ensopadas na panela de pressão, com um pouco de molho de tomate. São também ideais para moer.

Logo
Facebook Twitter Google Plus Pinterest Email

Adicionar ao meu livro de receitas

Comentários
Facebook
Pinterest
Twitter
Google Plus
Receba receitas por e-mail

Receba gratuitamente nossos últimos destaques

© 2007-2018 Comida e Receitas | A empresa Anuncie Contato Política de Privacidade e Termos de Uso