
O ceviche de banana da terra é uma variação vegetariana e refrescante do clássico peruano, onde a textura da fruta substitui o peixe. Diferente de outras bananas, a banana da terra é rica em amido e geralmente precisa de uma leve cocção (grelhada ou cozida) para melhorar a digestão e o sabor.
Ingredientes
- 1 banana da terra grande e madura
- 2 colheres (sopa) de azeite de oliva extra virgem Castelo
- 1 cebola roxa
- 1 pimentão vermelho pequeno
- 1 pimenta dedo de moça
- 1 colher (chá) de gengibre picado
- coentro a gosto
- ¼ xícara (chá) de sumo de limão Castelo
- 1 colher (chá) de sal
Tabela de conversão de medidas
Modo de preparo
- Corte a banana da terra ao meio no sentido do comprimento e grelhe em uma frigideira com 1 colher (sopa) de azeite de oliva extra virgem Castelo, dourando dos dois lados.
- Retire, deixe amornar e corte em rodelas, corte as rodelas ao meio e depois reserve.
- Fatie a cebola roxa em tiras finas, corte o pimentão vermelho em tirinhas pequenas e pique a pimenta dedo de moça (se preferir menos ardência, retire as sementes).
- Pique o gengibre e o coentro e, em uma tigela, misture a banana grelhada com a cebola, o pimentão, a pimenta, o gengibre e o coentro.
- Tempere com o sumo de limão Castelo, o sal e o restante do azeite, misturando delicadamente para não desmanchar a banana.
- Sirva em seguida ou leve à geladeira por alguns minutos para ficar mais refrescante.
Rendimento: 4 porções
Tempo de preparo: 50 minutos
Calorias: 150 a porção
