Receitas > Dicas > Feijão

Avaliação: / Feijão9 votos
PiorMelhor 
Por Maria Clara

Foto: Pixabay
Foto: Pixabay
pinbutton

Colocar ou não de molho? Na panela normal ou de pressão? Temperar antes ou depos?

Deixar os grãos de molho reduz o tempo de cozimento e ajuda a eliminar a substância que pode provocar gases.

Coloque em uma vasilha, cubra com água fria e espere até o dia seguinte para cozinhar, troque o líquido antes de levar os grãos à panela.

Na hora de cozinhar, calcule o dobro de água para a quantidade dos grãos, vale a mesma dica do arroz: para cada xícara (chá) de feijão, devemos colocar duas de água. Se o líquido do cozimento começar a evaporar muito rápido, acrescente água quente.

Para que o feijão fique mais saboroso e com o caldo mais grosso, depois de cozido retire uma concha e amasse bem os grãos. Recoloque na panela e leve de volta ao fogo por mais 15 minutos, destampado.

Ou junte, no momento de levar ao fogo, um nabo pequeno e uma folha de louro amarrada com raminhos de salsa e cebolinha verde.

Para os que preferem alimentos mais fortes, pimenta-do-reino moída na hora é um tempero que vai muito bem com feijão.

Coloque no feijão de molho, de véspera, uma colherinha de fermento em pó. Ele ficará mais macio.

Também ficará mais macio se você colocar algumas gotas de azeite enquanto ele estiver cozinhando.

Tempero

Temperar o feijão antes ou depois de cozido é uma questão de escolha. Há quem, ainda antes da fervura, junte cebola, alho e folhas de louro.

Muita gente, porém, prefere acrescentar um refogado de temperos, ou mesmo bacon, linguiça e outros tipos de embutidos, apenas quando os grãos já estão macios.

Só tempere com sal no final do cozimento. Assim, o feijão não ficará duro.

Evite adicionar um bocado de tempero, de diferentes tipos, para não mascarar o gosto do feijão. Um pouco de alho, louro e bacon já são suficientes para garantir que o prato fique saboroso.

Digestão

Para facilitar a digestão e evitar flatulência e desconforto abdominal, além de acelerar o tempo de cozimento, é aconselhável deixar o feijão de molho por alguns minutos, podendo até deixar de um dia para outro, e descartar essa água. Essa prática também é conhecida por remolho.

"Quando se faz o remolho, além de acelerar a etapa de cozimento, pois os grãos são pré-hidratados, é possível eliminar ou dissolver alguns componentes do grão considerados antinutricionais, entre eles fitatos, polifenois (com destaque para os taninos) e oligossacarídeos não digeríveis", explica a pesquisadora Priscila Bassinello, da Embrapa Arroz e Feijão.

Seco

Molhe o feijão antes de cozinhar, colocando a água fora. Depois borrife sobre ele duas ou três colheres (sopa) de azeite, deixando ficar uns 10 minutos. A seguir coloque a água quente necessária para que cozinhe.

Sopa

A sopa de feijão ficará deliciosa se você bater o feijão no liquidificador com tomates maduros e um pouco de água, coando depois numa peneira.

Engrossar

Se o caldo não engrossou durante o cozimento, retire uma porção dos grãos, amasse com um garfo e leve o purê de volta à panela. Cozinhe mais um pouco, sem tampar, para que o líquido apure e reduza.

Para engrossar feijão aguado, acrescente uma mistura de água com maisena. Outra forma de deixar o caldo de feijão mais grosso é acrescentar uma colher rasa de farinha de trigo.

Tutu

Para preparar um tutu de feijão bem homogêneo, sem os caroços da farinha de mandioca, faça, à parte, uma pasta não muito líquida da farinha com água. Depois, vá misturando ao feijão, já passado no liquidificador.

Válvula

Para a casca do feijão não entupir a válvula da panela de pressão, acrescente na água um pouco de óleo.

Conserva

Para conservar o feijão comprado em grande quantidade, guarde numa embalagem plástica, dentro da gaveta de verduras da geladeira. O feijão guardado em lata ou em vidro seca facilmente.

Queimado

Se o feijão queimar, transfira para outra panela a parte que não está queimada e acrescente uma cebola inteira, com casca, lavada. Leve novamente ao fogo, e ele perderá o gosto de queimado.

Para tirar o cheiro de queimado do feijão, umedeça um pano e coloque na panela como se fosse uma tampa. Quando o feijão ferver, o cheiro ficará retido no pano.

Tempo

Na panela de pressão, são necessário pelo menos 15 minutos para o feijão cozinhar depois de soar o apito, mas o tempo depende muito da qualidade dos grãos e, claro, do que indica a receita.

Na panela comum, espere no mínimo 1 hora depois de começar a fervura.

O feijão cozinhará em menos tempo se você der uma primeira fervura por cinco minutos, depois escorra e deixe cozinhar em nova água.

Coloque o feijão de molho em água quente por 30 minutos antes do cozimento. Assim, ele cozinha mais rápido.

Feijão em menos tempo e gastando pouco gás. Desligar o fogo da panela de pressão quando começar a sair vapor pelo orifício de saída. Deixe a panela tampada e quieta por 40 minutos.

Salgado

Se o feijão ficou muito salgado, adicione algumas folhas de couve. A couve absorverá o excesso de sal e dará um ótimo sabor ao feijão.

Para tirar o excesso de sal do feijão, coloque junto para cozinhar uma ou duas batatas cruas.

Dica bônus

Coloque numa garrafa térmica, juntamente com a água do cozimento até a boca, e feche hermeticamente. Deixe por uma noite. Na manhã seguinte o feijão estará totalmente cozido.

Compartilhe em:

Facebook Twitter Pinterest Email

Adicionar ao meu livro de receitas

Comentários
© 2007-2019 Comida e Receitas | A empresa Anuncie Contato Política de Privacidade e Termos de Uso