Flambar

Foto: Pixabay
Foto: Pixabay

É uma técnica que consiste em colocar uma bebida alcoólica tipo conhaque, whisky, rum, em uma concha de metal de cabo largo, aquecê-la diretamente no fogo e despejá-la em chamas sobre os ingredientes do prato ou preparação culinária para que evapore o álcool e permaneça o aroma da bebida utilizada.

Flambar com uma concha

Você coloca a bebida em uma concha que tenha o cabo mais inclinado e acenda a boca do fogão ao lado da panela em que estiver preparando a receita.

Aqueça a bebida e incline levemente a concha para que pegue fogo na bebida, assim que pegar fogo jogue cuidadosamente em cima da comida que estiver preparando.

Desta maneira o gosto de álcool da bebida não vai ficar tão acentuado na comida, mas vai continuar dando um sabor diferente e um aroma delicioso.

Este método é muito eficaz quando a panela de preparo for uma panela grande e funda onde você não consegue inclinar para que o fogo atinja a comida.

Jogar a bebida na comida – modo 1

Na hora de flambar jogue a bebida em um canto da frigideira e incline levemente em direção ao fogo para que pegue fogo.

Este tempo que você deixa a bebida na comida até pegar foto deixa com que a bebida espalhe mais na comida deixando um gosto um pouco mais acentuado da bebida.

Este método é mais especifico para receitas preparadas em frigideiras ou panelas rasas.

Jogar a bebida na comida – modo 2

Na hora de flambar jogue a bebida em um canto da panela e com um fosforo mais comprido, coloque fogo no local onde colocou a bebida.

Este procedimento também pode ser feito em qualquer tipo de panela, só deve ter mais cuidado, porque a proximidade com o fogo é maior.

Flambar no prato e em alimento secos

Quando for flambar no prato no exemplo de um crepe ou uma torta para fazer um efeito de gratinado, o procedimento é o da concha ou o do palito de fósforo.

Mas sempre muito cuidado, principalmente neste caso para não respingar e o fogo se espalhar.

Atenção

Tome sempre muito cuidado para efetuar este procedimento, mantenha crianças longe durante este procedimento e a garrafa da bebida alcoólica longe do fogo também.

Tome sempre cuidado para não ter panos de prato perto para que a chama não se espalhe e cuidado para não respingar bebida nos braços e mãos.

Compartilhe:

Facebook Twitter Pinterest Email