Receitas > Dicas > Guardar queijo

Avaliação: / Guardar queijo2 votos
PiorMelhor 
Por Maria Clara

Foto: Pixabay
Foto: Pixabay
pinbutton

Os queijos frescos vão para a geladeira e devem ficar na embalagem ou em potes fechados.
Não é preciso conservar o soro.
Os duros e semiduros podem ficar em temperatura ambiente, cobertos com um pano úmido.

Antes de comprar, verifique se o queijo está devidamente embalado e a embalagem selada, e se o queijo parece estar em boas condições para o consumo. Evite comprar qualquer queijo que pareça seco ou descolorido, pois o selo pode ter sido rompido. Alternativamente, você pode comprar direto no balcão com um atendente que sabe vender queijo de boa qualidade. Verifique a data de validade, de fabricação e quando o queijo foi embalado, lendo sempre todas as informações da embalagem, para que você possa comprar queijo fresco. Quando você chegar em casa:

O queijo fresco deve ser mantido em ambiente refrigerado, dentro da embalagem original e consumido rapidamente.
Retire todo o resto do queijo que não será consumido imediatamente. O filme plástico sufoca o queijo.

Esfregue a superfície de todos os queijos, exceto branco, cinza, Bleu, e queijo de casca lavada com azeite, canola ou outro tipo de óleo de cozinha. Geralmente, o queijo Bleu estará protegido naturalmente. É preciso ter atenção ao seguir este passo, pois nem todas as espécies de queijos são vendidas no Brasil. Se a casca do queijo for macia, o óleo poderá penetrar no queijo, estragando o sabor do alimento. O óleo ajudará a proteger a casca do queijo, mas ela precisa estar firme o suficiente para que ele não penetre no queijo.

Mantenha o queijo em um recipiente coberto na geladeira, em uma ou duas toalhas de papel limpas, secas, e levemente amassadas, deixando um pouco de espaço para que o queijo possa "respirar". Queijos semelhantes podem ser armazenados no mesmo recipiente, desde que não estejam se tocando. Você pode usar plástico, ou as esteiras usadas para enrolar sushi, pois com isso você poderá guardar o queijo em camadas, mas a esteira permitirá que haja espaço suficiente para que o ar circule.

Quando o bolor começar a se formar, ele vai consumir o óleo e não o queijo; basta limpá-lo, ou lavar em água morna. Seque, esfregue com óleo e armazene como acima em um recipiente limpo com toalhas limpas.

Mantenha queijos de casca lavada, blue, de sabor forte e queijo de casca branca em recipientes separados para evitar a mistura.
Se for por apenas alguns dias, um saco de grandes dimensões que pode ser selado novamente (como sacos Ziploc) com uma toalha amassada será suficiente para armazenar o queijo. Lembre-se de fazer o possível para minimizar o contato para que o queijo possa respirar.

Se armazenado como descrito acima e esfregado com óleo, pedaços maiores de queijo natural semi duro e duro podem ser mantidos por meses. Limpe qualquer sinal de bolor a cada poucas semanas conforme o bolor se formar. Depois de alguns tratamentos, o crescimento de mofo irá diminuir ou parar completamente, desde que o recipiente tenha toalhas suficientes para absorver o excesso de umidade. Troque as toalhas e lave frequentemente o recipiente.

Dicas

Sempre sirva todos os tipos de queijo, exceto os frescos à temperatura ambiente: tire-os da refrigeração por algumas horas antes de servir. Você pode cobrir o queijo com um pano limpo e úmido para mantê-lo em bom estado por mais tempo, pois a condensação atua na refrigeração de forma natural do queijo.

Existem recipientes específicos para o armazenamento de queijo, mas o ideal é que tenham o fundo coberto por ranhuras, pois se o fundo do recipiente for liso o ar não poderá penetrar na parte de baixo do queijo. Idealmente, um bom recipiente precisa ter furos nas laterais para que mais ar possa circular e ajudar a evitar a formação de bolor. Estes recipientes são chamados de 'queijeiras'. Fabricantes como a Tupperware oferecem queijeiras com um design projetado especialmente para o armazenamento de queijo e podem ajudar a prolongar o tempo de duração da peça de queijo que você comprou. Você também pode usar Ziploc descartáveis, perfurando os lados das embalagens com alguns poucos furos em cada lado. Os orifícios abertos na embalagem ou no recipiente ajudam a manter o queijo em bom estado. Se preferir, você pode adicionar um cotonete embebido em vinagre na parte de trás do recipiente, pois irá recolher todo o bolor que crescer na embalagem, mantendo o queijo muito mais fresco.

Cada tipo de geladeira é diferente, então você vai ter que testar bastante para descobrir quantas toalhas de papel ou orifícios na embalagem serão necessários até que o queijo possa ser armazenado nas condições perfeitas, mas todos irão perguntar onde você comprou o queijo, mesmo que estas pessoas tenham comprado o queijo no mesmo local, pois o seu queijo será muito melhor.
Você pode usar as esteiras de bambu usadas para enrolar sushi, como explicado anteriormente ou outro tipo de esteira, desde que esteja limpa. Quanto a utilização da queijeira, existem vários modelos disponíveis, porém algumas são mais recomendáveis para servir o queijo, pois por não terem orifícios para que o queijo possa "respirar" facilitam a formação de bolor.

Facebook Twitter Google Plus Pinterest Email

Adicionar ao meu livro de receitas

Experimente também
Comentários

Receitas para festa junina
Facebook
Pinterest
Twitter
Google Plus
Receba receitas por e-mail

Receba gratuitamente nossos últimos destaques

© 2007-2018 Comida e Receitas | A empresa Anuncie Contato Política de Privacidade e Termos de Uso