Receitas > Dicas > Guardar ervas

Avaliação: / Guardar ervas2 votos
PiorMelhor 
Por Maria Clara

Foto: Pixabay
Foto: Pixabay

Salsinha, cebolinha e manjericão podem ser mantidos em temperatura ambiente por alguns dias com os talos imersos em água.
Para conservar por mais tempo a salsinha, lave, pique e ponha numa fôrma de gelo.
Cubra com água filtrada e leve ao congelador.
Ao usar, basta degelar o cubo numa peneira sob água corrente.

As ervas aromáticas fazem parte da nossa alimentação mas nem sempre as podemos encontrar frescas. Conservá-las é fácil e económico.

Devem colher-se de manhã, quando já estão secas, antes que o sol aqueça demasiado. Nesta altura o teor de óleos essenciais é mais elevado e conseguirá plantas com um aroma mais pronunciado. Colha com cuidado para não magoar as folhas, não misture variedades e guarde apenas as folhas apetitosas e saudáveis.

Secagem no forno

Para secar regule o forno no mínimo. Utilize a grelha do fogão, coberta, pode utilizar rolo de cozinha ou um pano macio e fino. Lave as ervas em água corrente e escorra-as com ajuda de um pano absorvente. Pode secar também os caules das folhas largas como hortelã e salva.

Coloque as ervas sobre a grelha e leve ao forno, deixando a porta levemente entreaberta. Vire as ervas ao fim de 30 minutos para garantir uma secagem regular. Deixe no forno até as folhas estarem quebradiças – habitualmente ao fim de cerca de 1 hora.

Secagem ao Ar

A secagem das ervas ao ar demora cerca de 10 dias, consoante a temperatura e ventilação.

Prepare as ervas como anteriormente, faça pequenos molhos que se devem enrolar em papel absorvente ou um pano fino, que os protegerão das poeiras e da luz (que lhes retira a cor) e pendure-o pelo pé num lugar quente, seco e arejado. Verifique que o pé não está demasiado apertado, e que o ar circula; para evitar que no ponto de atadura as ervas apodreçam, estragando o sabor do molho inteiro.

As ervas estarão secas quando as folhas e os caules se apresentarem quebradiços.

Para guardar ervas secas, esmague-as com o rolo da massa, retire os pedaços de caule e guarde em pequenos recipientes, identificados com o conteúdo e a data. Evite acondicioná-los em recipientes de vidro transparentes para que as ervas não percam a cor.

Congelação

Pode congelar manjericão, cebolinho, funcho, hortelã, salsa e coentros. Depois de lavadas e escorridas, espalhe as ervas em sacos de plástico (rotulados) e coloque-os no congelador tão planos quanto possível. Depois de congelados partem-se facilmente e só precisa de fechar os sacos.

Em alternativa pode cortar as ervas e deitá-las com pouca água numa cuvete para cubos de gelo que poderá depois transferir para sacos ou recipientes para congelação.

Podem ser utilizadas directamente ou pode colocá-las num passador fino e deixar correr água sobre as ervas para retirar o gelo.

Em Azeite

Muitas das ervas tenras, como o manjericão, a salsa, os coentros e o cebolinho perdem muito sabor quando secas.

Uma boa alternativa é conservá-las em azeite, dentro de boiões bem vedados. Depois de ter usado as ervas, o azeite aromatizado poderá ser utilizado para temperar saladas ou até mesmo estufados.

Se tiver grande abundância de ervas, pode conservá-las em azeite ou vinagre (tomilho, estragão, alecrim) em pequenas garrafas decorativas que poderá oferecer, prolongando os aromas do seu jardim também na memória dos seus amigos.  Pode associar a pimentas, malaguetas ou piri-piri e obter um resultado saboroso e muito decorativo.

Algumas ervas que poderá conservar facilmente:

Alecrim (ou Rosmaninho), Alho, Angélica, Cebola, Cebolinho (ou cebolinha), Cerefólio, Coentros, Endro (ou aneto), Estragão, Louro, Funcho, Hortelã, Manjericão (ou Alfavaca), Manjerona, Orégãos, Salsa, Salva (ou salvia), Segurelha, Tomilho.

Facebook Twitter Google Plus Pinterest Email

Adicionar ao meu livro de receitas

Experimente também
Comentários
Facebook
Pinterest
Twitter
Google Plus
Receba receitas por e-mail

Receba gratuitamente nossos últimos destaques

© 2007-2017 Comida e Receitas | A empresa Anuncie Contato Política de Privacidade e Termos de Uso