Maionese

Foto: Pixabay
Foto: Pixabay

Para conservar a maionese por vários dias, adicione uma colher (sopa) de água quente, misture bem e guarde num vidro tampado, na geladeira.

Coloque a maionese num pote de vidro ou tigela. Nunca guarde em recipiente metálico ou plástico. Leve à geladeira tampada ou coberta com papel alumínio ou filme plástico. Embalada desta forma, a maionese pode durar até três semanas.

Quando a maionese talhar, inicie o processo outra vez: retire a maionese talhada do copo, coloque um ovo, um pouco mais de sal e vinagre e vá acrescentando a maionese talhada aos poucos. Ela voltará à consistência desejada e você não perderá nada.

Outra forma de consertar se a maionese talhar é pingar água fervente, aos poucos, sem parar de bater, até que ela volte ao normal.

Se a maionese começar a desandar, escorra o azeite, junte uma ou mais gemas, conforme a quantidade de molho, e bata novamente, de acordo com a receita.

Quando a maionese desandar batida no liquidificador, retire e coloque um ovo inteiro no liquidificador. Depois, vá acrescentando a maionese desandada aos poucos, com o aparelho ligado, até que ela endureça novamente.

Se você gosta de fazer maionese caseira, antes de começar a bater, coloque um pouco de mostarda junto à gema para a maionese não desandar. Se ainda assim isto acontecer, acrescente uma colher (sopa) pequena de vinagre fervendo, e continue a bater.

Para bater a maionese, utilize sempre uma vasilha de louça ou vidro, nunca de alumínio.

Retire a maionese que ficar no fundo do vidro com suco de limão. A mistura dará um ótimo molho para saladas.

Para dar um sabor especial à salada de maionese, acrescente aos temperos um pouco de açúcar.

No preparo de saladas, você poderá substituir a maionese por um iogurte temperado com sal, salsa, orégano, alho socado, cebolinha batida, cebola cortada ou pedacinhos de picles.

Faça maionese verde acrescentando folhas de agrião ou de espinafre, bem picadas, à maionese já engrossada.

Compartilhe:

Facebook Twitter Pinterest Email