8 razões para comer mais alho

Alho
Foto: Nick Collins no Pexels

Muitos se perguntam quais são os benefícios de comer mais alho diariamente, pois esse superalimento está na boca do povo de hoje em dia.

 Todos sabemos que o alho está presente na nossa dieta há anos, e é difícil conhecer um brasileiro que não tempere a comida com esse alimento.

Claro que antigamente ele era utilizado na cozinha sem que houvesse muita compreensão sobre o vasto número de benefícios que o alho oferece.

Hoje você verá os motivos para inserir esse alimento na sua alimentação diária e os efeitos que isso fará!

Por que comer mais alho no dia a dia?

As propriedades curativas do alho não são estranhas à humanidade, povos da antiguidade já utilizavam essa planta para curar males.

Suas propriedades medicinais ajudaram incontáveis pessoas desde a sua descoberta como remédio natural.

Lembrou da infância quando seus pais faziam chá de alho para curar sua gripe ou resfriado?

Sim, nosso contato com esse alimento vem desde os tempos de criança, e o alho se mantém presente durante toda a nossa vida.

Entretanto, há alguns motivos para comer mais alho no dia a dia, seja na sopa ou no pão, por exemplo, e vamos conhecer as oito melhores razões!

Melhora a saúde cardíaca

Problemas cardíacos podem ser quadros sérios e em muitas situações, limitam muito a vida de uma pessoa, dependendo do grau.

Por isso é importante que você mantenha uma rotina alimentar focada na prevenção de doenças cardíacas.

Dito isso, comer mais alho é um dos passos fundamentais para prevenir os males cardíacos.

O alimento age diminuindo a pressão arterial, com isso diminuindo as chances de acidentes vasculares cerebrais ou doenças cardíacas.

Outro aspecto que afeta diretamente o coração, é que essa planta reduz o colesterol, evitando que haja bloqueio nos vasos sanguíneos.

Sua propriedade anticoagulante é bastante utilizada na medicina natural e além de tudo isso, comer alho ajuda a reduzir os níveis de triglicerídeos.

Não precisa muito, basta comer uns dois dentes de alho por dia!

Ajuda a melhorar o funcionamento cerebral

Comer mais alho no seu dia a dia vai trazer muitas vantagens para o seu organismo, como você já viu algumas.

Dentre essas vantagens, está o bom funcionamento cerebral, que é otimizado com o consumo do alho.

Males como Alzheimer e a demência podem ser prevenidos com o consumo regular dessa planta.

Isso porque o alho tem uma forte propriedade antioxidante, que vai servir no combate ao efeito dos radicais livres.

Um hábito que muitas pessoas perto da terceira idade estão adotando, é optar por cápsulas de alho diariamente para potencializar o efeito antioxidante.

Aumenta a imunidade

Com imunidade não se brinca, especialmente em tempos conturbados como o que estamos vivendo, buscando evitar o coronavirus.

Com isso a procura por alimentos que sirvam para aumentar a imunidade alavancou bastante.

Felizmente um velho conhecido das cozinhas brasileiras serve para isso.

Isso porque essa planta tem propriedades que fortalecem o sistema imunológico, e esse conhecimento já é utilizado há milhares de anos.

É por isso que receitas antigas contra gripes e resfriados costumam envolver o alho, pois ele reduz a duração desses males e ajuda a fortalecer as suas defesas.

Ajuda na prevenção do câncer

O princípio ativo do alho é a alicina, ela é produzida quando você esmaga ou corta o dente de alho.

É ela a responsável por aquele cheiro forte e intenso que é liberado.

A alicina tem fortes propriedades antibacteriana, antifúngica, antiparasitária contra uma vasta gama de microrganismos e ao nível de redução do colesterol e da pressão sanguínea.

Com isso, a alicina também ajuda, segundo estudos, a destruição de células cancerígenas.

Poderosa aliada no combate a diabetes

A diabetes é um daqueles males citados anteriormente que vem assolando cada vez mais o povo brasileiro.

Isso acontece não só pelos péssimos hábitos alimentares, especialmente dos jovens e crianças, como pela normalização de fast-foods, produtos industrializados, entre outros.

Visando detectar os efeitos positivos do alho no combate a diabetes, pesquisadores chineses fizeram estudos com esse alimento.

Os resultados foram ótimos, é cientificamente provado que o consumo de alho teve um impacto direto nos níveis de glicose.

Esse impacto se dá por causa da alicina, que aparentemente ajuda a transporta a glicose para as células com mais facilidade.

Ajuda na prática esportiva

Quem nunca buscou encontrar alimentos ou produtos que reduzam a fadiga e assim proporcionem um aumento do desempenho físico?

Para evitar utilizar produtos de fábrica e não naturais, comer mais alho na sua dieta vai produzir um efeito positivo na hora de praticar esportes.

Alguns estudos mostram que o alho pode sim reduzir a fadiga, aumentando o potencial atlético da pessoa.

Então se você pratica esportes de alta intensidade e deseja aumentar o seu desempenho, não se deixando pegar pela fadiga, a recomendação é consumir mais alho no seu dia a dia.

Remédio caseiro para doenças inflamatórias

Uma das propriedades mais conhecidas do alho, é o seu poder anti-inflamatório.

Vale lembrar, é claro, que esse alimento sozinho talvez não seja o suficiente para curar a inflamação, mas sim para atenuar os efeitos dela.

Na verdade, o alho vai fortalecer o sistema imunológico e a sua capacidade de resposta às inflamações.

Além disso, é possível conseguir uma melhora na dor causada pela inflamação apenas com o consumo de alho.

Melhora o processo digestivo

O processo digestivo muitas vezes pode ser difícil para algumas pessoas, seja pela dificuldade do corpo em processar certos alimentos ingeridos, ou outro motivo.

Entretanto, além de todos os benefícios do alho que você viu até aqui, há mais esse, ele ajuda a processar melhor os alimentos ingeridos!

O alimento também vai promover uma melhora na saúde do estômago e intestino, isso porque ele vai eliminar resíduos do nosso organismo.

Além disso, a planta também vai prevenir inflamações tanto no estômago, quanto o intestino.

Todo o processo digestivo vai ser aprimorado se você comer mais alho no seu dia a dia.

O poder dele é tanto que o alho consegue perceber quais são as bactérias benéficas para o organismo!

Como deve ser o consumo do alho?

Agora que você conhece todas as vantagens que esse alimento vai te oferecer, chegou a hora de saber como exatamente aproveitar melhor esses benefícios.

O alho é amplamente utilizado na culinária mundial, e é peça indispensável na nossa cozinha, entretanto há outras maneiras de consumi-lo.

Muitas pessoas optam por misturas, pequenas receitas caseiras como alho e mel em jejum, que é extremamente benéfico.

Você pode optar pelo consumo a partir do chá dessa planta, tomando certas dosagens diárias para melhor aproveitar os benefícios. Pode-se inclusive adicioná-lo no churrasco com um delicioso molho de alho.

Já outras pessoas preferem simplesmente comer o dente de alho cru, normalmente o consumo fica entre dois a três dentes por dia.

Conclusão

Ainda há muito o que se descobrir sobre todas as propriedades dessa planta tão famosa e utilizada na nossa cozinha.

Entretanto, já podemos desfrutar dos benefícios comprovados e estudados do alho.

Para conseguir uma mudança visível na sua saúde, não é preciso consumir muito desse alimento, de tão potente que é o seu efeito.

Você pode pesquisar maneiras e receitas para seguir e incluir o alho, caso não goste do chá ou de comer cru, o importante é que ele esteja presente na sua dieta. Gostou do texto e quer conhecer mais sobre assuntos relacionados? Não deixe de conferir nossas outras publicações! Veja algumas dicas para a utilização do alho.

Compartilhe:

Facebook Twitter Pinterest Email Imprimir