Como utilizar o alho

Foto: Pixabay
Foto: Pixabay

Ao lado da cebola, é um ingrediente básico que confere sabro a uma enorme variedade de receitas brasileiras, composto refogados e temperos diversos.

Um dente de alho muitíssimo bem socado, adicionado à massa podre para empadas, tortas e pastelões, fará com que fiquem mais saborosos.

Prepare seus pratos mais rápidos. Descasque 250 g de alho, ponha no liquidificador, cubra com óleo, passando o nível do alho dois dedos. Bata por cinco minutos, passe para um vidro com tampa e guarde na geladeira.

Use colher de plástico ou de pau na hora de utilizar.

Para tirar o cheiro desagradável de alho das mãos, basta esfregá-las com talinhos de salsinha.

Descascar

Esprema levemente a cabeça de alho de forma a soltar os dentes.

Descasque cada dente com uma faca afiada pequena e, se o alho estiver germinado, descarte a parte verde central.

Aperte com força os dentes de alho sobre a tábua com as costas da faca, um de cada vez, e repique com a faca até obter o tamanho desejado.

Para descascar alhos rapidamente, coloque-os no micro-ondas em potência alta, de 15 a 30 segundos. A casca solta-se completamente.

Se voce não tem paciência e nem tempo de descascar o alho toda vez que prepara a comida, peque uma quantidade de alho em que você usa na semana toda, descasque e esprema em um vidro, cubra com óleo e guarde na geladeira. Pode ser guardado durante uma semana.

Exagero

Exagerar no alho ao cozinhar e se arrepender depois tem solução: Coloque na panela alguns talos de salsinha e leve novamente ao fogo, para que o gosto do alho seja absorvido.

Peixes

Nunca use o alho para temperar peixes, pois eles tiram todo o seu sabor. A carne do peixe é muito sensível e se você usar o alho, não mais distinguirá qual peixe está comendo.

Conservar

Coloque os dentes de alho descascados dentro de um vidro com óleo de cozinha. Assim, eles não ficam ressecados e o óleo pode ser utilizado depois como molho para saladas.

Para facilitar o seu trabalho, amasse os dentes de alho com sal e guarde num pote bem fechado, na geladeira. Assim, quando você precisar ele já estará pronto.

Utilização

Aves, carnes, molhos em geral, refogados, sopas, recheios, saladas, tofu, seitan e frutos do mar.

Propriedades

Antioxidante e digestivo, melhora a circulação sanguínea e purifica o sangue.

Compartilhe:

Facebook Twitter Pinterest Email