Receitas > Dicas > Canela

Avaliação: / Canela2 votos
PiorMelhor 
Por Maria Clara

Foto: Pixabay
Foto: Pixabay
pinbutton

Em pó ou em rama, dá um toque especial a bolos, frutas cozidas, compota e arroz doce.

Utilização

Bolos, bolachas, pudins, chocolate quente, doces, caldas, compotas, infusões, marinadas, pães, furta cozida, iogurte, picles e ensopados (em casca) e bolos, pães, biscoitos, mingaus e doces (em pó).

Propriedades

Digestiva e antioxidante, ajuda a prevenir osteoporose, a controlar a pressão sanguínea e a aliviar sintomas da menopausa.

Como comprar

A canela em rama é a que preserva melhor seu aroma e sabor. Quando comprar, verifique se o aroma é bem marcante, o sabor adstringente, doce e picante e a coloração marrom-avermelhada. A de melhor qualidade tem casca mais fina e maior concentração de sabor e de fragrância.

Na canela em pó, fique atento ao prazo de validade.

Como armazenar

Guarde em recipientes de vidro, bem limpos e fechados, em local protegido da umidade, para preservar o aroma e o sabor da especiaria.  Quando for usar canela em pó, retire pequenas porções com uma colher limpa e seca e não com as pontas dos dedos, porque além de aumentar a umidade da especiaria, pode contaminá-la.

Usos culinários

A canela pode ser usada para condimentar frango e tender. É um dos ingredientes do curry e garam masala – misturas de especiarias, ambos da cozinha indiana. Na cozinha mediterrânea não falta nos molhos de tomate e à bolonhesa.

Por aqui, seus usos mais conhecidos são no preparo de pães, biscoitos doces, bolos, tortas de frutas, cremes, frutas condimentadas, compotas, pudins e licores e para aromatizar bebidas quentes à base de café e de chocolate. Além disso, está presente em muitos de nossos doces tradicionais, como o arroz-doce, o curau, a ambrosia, as compotas de frutas e também na banana assada com mel e nas bebidas quentão e vinho quente.

Dicas culinárias

Quando usar a canela nas preparações, evite o seu cozimento em excesso que pode resultar num leve sabor amargo.

Para aromatizar o cafezinho, derreta um pouco de chocolate meio amargo em banho-maria e mergulhe uma das extremidades de um pedaço de canela em rama. Deixe secar até o chocolate endurecer. Use para mexer o cafezinho no lugar da colher.

Facebook Twitter Google Plus Pinterest Email

Adicionar ao meu livro de receitas

Comentários

Receitas para festa junina
Facebook
Pinterest
Twitter
Google Plus
Receba receitas por e-mail

Receba gratuitamente nossos últimos destaques

© 2007-2018 Comida e Receitas | A empresa Anuncie Contato Política de Privacidade e Termos de Uso