
A moqueca de grão-de-bico é a versão vegetariana (e muitas vezes vegana) mais amada da culinária brasileira. O grão-de-bico substitui o peixe com perfeição, pois absorve todo o sabor do leite de coco e do azeite de dendê, mantendo uma textura firme e satisfatória.
Ingredientes
- 2 xícaras (chá) de grão-de-bico Sinhá
- 4 colheres (sopa) de azeite de oliva extra virgem Sinhá
- 500 ml de leite de coco Sinhá
- 1 kg de tomate picado em cubos
- 1 colher (sobremesa) de azeite de dendê
- 1 cebola grande picada em cubos
- 1 cabeça de alho picado
- 1 pimentão vermelho picado em cubos
- 1 pimentão amarelo picado em cubos
- 1 maço de coentro picado
- 1 pimenta dedo-de-moça picadinha, sem sementes;
- Sal a gosto
Tabela de conversão de medidas
Modo de preparo
- Coloque o grão-de-bico em uma panela de pressão, cubra-o com água, tampe a panela e leve-o ao fogo médio.
- Após pressão, cozinhe por aproximadamente 15 minutos ou até que o grão esteja macio.
- Reserve.
- Em uma panela, aqueça o azeite e adicione a cebola, o alho, a pimenta, os pimentões e, por último, o tomate, refogando tudo gentilmente.
- Corrija o sal e bata os ingredientes refogados no liquidificador juntamente com o leite de coco.
- Caso seja necessário, adicione um pouco de água quente para facilitar – apenas tome cuidado para preservar a cremosidade do molho.
- Leve ao fogo novamente e acrescente o grão-de-bico, fervendo tudo por, aproximadamente, 15 minutos.
- Finalize com o coentro picadinho e sirva em seguida.
Tempo de preparo: 60 minutos
Rendimento: 4 porções
Dica para todos os grãos (ervilha, lentilha e grão de bico):
- Retire os grãos do pacote e coloque em uma bacia grande (eles absorvem bastante água).
- Cubra com aproximadamente 3 dedos de água em temperatura ambiente.
- Adicione 2 colheres (sopa) de vinagre ou limão. Se o dia estiver quente mantenha os grãos de molho na geladeira, se o dia estiver frio você pode deixar a bacia sobre a bancada.
- Leve os grãos para cozinhar e assim que a água ferver descarte a primeira água da cocção.
- Pode parecer estranho incluir esta etapa extra já que os grãos já ficaram de molho, mas assim que começa a ferver eles liberam uma espuma branca que fica boiando na superfície.