Receita de Pasta love com siciliano, creme de funcho e açafrão

Pasta love com siciliano, creme de funcho e açafrão
Foto: Massas Barilla

Com aromas cítricos, frutos do mar e uma apresentação que encanta, esta receita convida a explorar o lado mais sofisticado do romance à mesa. Aqui, a massa abraça um creme aveludado de funcho com açafrão, realçado por raspas de limão siciliano e finalizado com gotas de tinta de lula, que criam um contraste elegante e marcante. Os camarões, assados lentamente com ervas frescas, completam a receita com um toque de delicadeza e intensidade.

Como fazer pasta love com siciliano, creme de funcho e açafrão

Em uma panela, aqueça o azeite, adicione a cebola fatiada e o funcho em cubos (limpo, lavado e cortado). Refogue os vegetais por 2-3 minutos, depois cubra com água e deixe cozinhar por cerca de 20 minutos. Tempere com sal e pimenta, adicione o açafrão e bata no liquidificador até obter um creme espesso. Limpe os camarões, removendo o intestino. Coloque-os em uma assadeira com raspas de limão, sal, pimenta, tomilho e um fio de azeite de oliva extra virgem. Cozinhe a 100°C por 7-8 minutos. Cozinhe a massa em água fervente com sal até ficar ‘al dente’. Escorra-a e misture com o creme de funcho, diluído com um pouco da água do cozimento, e com raspas de siciliano.

Ingredientes

  • 500g de macarrão Barilla Pasta Love Grano Duro
  • 1 cebola
  • 8 camarões
  • 350g de funcho
  • 1 limão siciliano
  • 500ml de água
  • 50ml de azeite extra virgem
  • 1 pacote de açafrão em pó
  • Tinta de lula a gosto
  • Dill e tomilho a gosto
  • Sal e pimenta a gosto

Tabela de conversão de medidas

Receitas em vídeo

Modo de preparo  

  • Em uma panela, aqueça o azeite, adicione a cebola fatiada e o funcho em cubos (limpo, lavado e cortado).
  • Refogue os vegetais por 2-3 minutos, depois cubra com água e deixe cozinhar por cerca de 20 minutos.
  • Tempere com sal e pimenta, adicione o açafrão e bata no liquidificador até obter um creme espesso.
  • Limpe os camarões, removendo o intestino.
  • Coloque-os em uma assadeira com raspas de limão, sal, pimenta, tomilho e um fio de azeite de oliva extra virgem. Cozinhe a 100°C por 7-8 minutos.
  • Cozinhe a massa em água fervente com sal até ficar ‘al dente’.
  • Escorra-a e misture com o creme de funcho, diluído com um pouco da água do cozimento, e com raspas de siciliano.
  • Monte o prato com a massa e adicione os camarões vermelhos.
  • Decore com algumas gotas de tinta de lula e ramos de funcho selvagem ou dill, finalizando com uma pitada de pimenta.

Rendimento: 4 porções

Tempo de preparo: 30 minutos

Avalie

Compartilhe: