Receita de Sorvete de azeite de oliva

Sorvete de azeite de oliva
Foto: Vale Fértil

Já pensou em experimentar sorvete com azeite de oliva? Apesar de inusitada, a combinação não é novidade. A mistura de sorvete e azeite é uma tradição na Itália, especialmente na região da Toscana.

Como fazer sorvete de azeite de oliva

Misture o leite, o creme de leite e metade do açúcar (99g) no líquido na panela. Ferva a mistura, mexendo por 7 a 10 minutos. Retire a panela do fogo, tampe e deixe descansar por 5 minutos. Misture a glucose e as gemas com o açúcar restante. Coloque a mistura quente nas gemas, batendo constantemente. Volte a colocar a mistura de ovos na panela com o líquido quente restante, mexendo constantemente, em fogo médio, até que a mistura esteja grossa o bastante para cobrir a parte de trás da colher. Coe a base do sorvete para um recipiente de metal, sobre uma vasilha com gelo. Junte o azeite de oliva na base e processe no mix de mão. Passe a base do sorvete para a batedeira e deixe por aproximadamente 15 a 20 minutos. Em uma tigela, coloque um pouco do pistache picado.

Ingredientes

  • 160 ml de azeite de oliva extravirgem argentino Vale Fértil
  • 198 g de açúcar
  • 480 ml de leite
  • 480 ml de creme de leite
  • 28 g de glucose
  • 15 gemas
  • 25 g de pistache picado sem casca 

Tabela de conversão de medidas

Receitas em vídeo

Modo de preparo

  • Combine o leite, o creme de leite e metade do açúcar (99g) no líquido na panela.
  • Ferva a mistura suavemente em fogo médio, mexendo constantemente, por 7 a 10 minutos.
  • Retire a panela do fogo, tampe e deixe descansar por 5 minutos.
  • Enquanto isso misture a glucose e as gemas com o açúcar restante.
  • Coloque a mistura quente nas gemas, batendo constantemente.
  • Volte a colocar a mistura de ovos na panela com o líquido quente restante, mexendo constantemente, em fogo médio (cerca de 3 a 5 minutos a 84°C), até que a mistura esteja grossa o bastante para cobrir a parte de trás da colher.
  • Coe a base do sorvete para um recipiente de metal, sobre uma vasilha com gelo, mexendo ocasionalmente, até chegar uma temperatura inferior a 4°C.
  • Junte o azeite de oliva na base e processe no mix de mão.
  • Passe a base do sorvete para a batedeira e deixe por aproximadamente 15 a 20 minutos.
  • Em uma tigela de sobremesa, coloque um pouco do pistache picado.
  • Sirva o sorvete gentilmente por cima do pistache.
  • Finalize com um pouco mais de pistache e um fio de azeite de oliva.

Rendimento: 4 porções

Tempo de preparo: 50 minutos

Avalie

Compartilhe: