Adria quebra mitos sobre o consumo de massas

Foto: Adria
Foto: Adria

Prato preferido do brasileiro, macarrão pode ser saboreado sem restrições e o melhor, não engorda.

O macarrão é um dos ingredientes mais versáteis existentes na culinária, afinal seus inúmeros cortes permitem combinações com diversos molhos, carnes e vegetais. Por ser tão popular na mesa do brasileiro a massa também está envolta em diversos mitos.

Quem nunca ouvir dizer que macarrão engorda? A Adria, líder no segmento de massas e biscoitos, com a ajuda de Priscila Rosa, nutricionista, da Equilibrium Consultoria, consultora da Adria, esclarece o que realmente é verdade nestes “causos”.

Com certeza o mito mais difundido de todos é que o macarrão engorda, por ser rico em carboidrato. Na verdade não é a massa que engorda e sim a quantidade consumida e principalmente os acompanhamentos e molhos.

De acordo com a nutricionista Priscila quando este tipo de alimento é consumido nas quantidades adequadas para cada tipo de metabolismo e com molhos magros, como o ao sugo, de ervas ou com vegetais, o resultado é mais energia para o dia a dia.

A recomendação diária de consumo de carboidratos indicado pelo Guia Alimentar para População Brasileira (divulgado pelo Ministério da Saúde) é de 5 a 6 porções diárias.

O fato do macarrão não engordar já é uma boa notícia, melhor ainda é saber que as massas podem ajudar a emagrecer. O macarrão faz com que o metabolismo fique mais ativo e com isso queime mais gorduras.

Para as mulheres que sofrem com a tão temida TPM mais uma notícia boa: o macarrão pode ajudar a liberar serotonina, substância química que age no cérebro gerando a sensação de bem-estar e tranquilizando os ânimos.

“O macarrão pode ser incluído em uma dieta balanceada. Além de molhos “magrinhos” a dica para não elevar o valor calórico e a quantidade de gorduras é escolher acompanhamentos nutritivos como um filé grelhado (frango, peixe e carne bovina magra) ou uma boa salada de folhas e vegetais”, finaliza Priscila.

Uma boa dica para preparar o macarrão é o Espaguete ao azeite com salmão e abobrinha, além de saboroso, fica bem saudável e nutritivo.

Outra dica é o Gravata ao pesto de tomate seco com rúcula, podendo comer sem erro.

Compartilhe:

Facebook Twitter Pinterest Email