Receitas > Matérias > Como comprar carnes e aves

Como comprar carnes e aves


Avaliação: / Como comprar carnes e aves4 votos
PiorMelhor 
Por Mariana Cardoso

Presença constante na mesa das familias brasileiras, as carnes de boi, porco e frango podem ser usadas em inúmeras receitas de diferentes maneiras: assadas, cozidas e grelhadas são as mais comuns.

Algumas orientações ajudam a escolher, comprar e preparar, melhor cada corte.

A embalagem deve apresentar a data da validade e um selo que demostre o controle adequado- geralmente é o do SIF (Serviço de Inspeção Federal), mas existem também orgãos municipais e estaduais que avaliam os produtos vendidos por frigoríficos.

O lugar da compra é muito importante. Boa higiene, com funcionários de touca e aventais limpos, é uma indicação positiva. Açougues devem, de preferência, ter paredes de azulejos e pisos cerâmicos. As carnes precisam ser mantidas em refrigeração, protegidas de insetos e sem estar amontoadas. Em balcões muito lotados, o ar pode não circular devidamente, causando dano aos produtos.

Os cortes do boi, do frango e de porco não devem ser misturados. A maioria dos cortes bovinos tem cor vermelho brilhante (uma excessão é o lagarto, de coloração mais suave) e gordura amarelo claro, sem manchas escuras ou esverdeadas.

Evite casas que expõe as carnes sob lâmpadas avermelhadas, que disfarçam a real condição do alimento. Carnes embaladas a vácuo tem, naturalmente, uma tonalidade mais amarronzada, provocada pela ausência de oxigênio.

A carne de frango é amarelo pálido ou um pouco rosada. Precisa estar firme e elástica. Em nenhuma hipótese a embalagem deve pingar sangue. No caso de produtos congelado, o pacote não deve ter água, gelo ou sangue.

Facebook Twitter Google Plus Pinterest Email

Adicionar ao meu livro de receitas

Comentários
© 2007-2017 Comida e Receitas | A empresa Anuncie Contato Política de Privacidade e Termos de Uso