Os benefícios da maçã

maçã
Foto: Pixabay

Há quem diga que comer maçã evita a ida ao médico. Isso resume bem o que essa fruta proporciona para nós quando ela é consumida de forma regular.

Essa fruta é de origem asiática e há diversas espécies diferentes dela. Além da maçã ser suculenta e saborosa, há diversos estudos que retratam seus benefícios.

Neste post, iremos mostrar a você os benefícios da maçã. E, veja porquê você precisa fazer dela um tipo de alimentação diária. Tanto sua polpa quanto sua casca, são ricas em vitaminas, como a do tipo C, além de sais minerais, fósforo, potássio, fibras e um poderoso antioxidante que evita o envelhecimento precoce.

Vejamos:

Melhora a função do cérebro

Comer maçã é bom para nosso cérebro. Um antioxidante poderoso encontrado na maçã é a quercetina, que ajuda a reduzir a morte celular que é causada pela oxidação e inflamação dos neurônios.

A maçã ainda tem vitaminas do conjunto B, do tipo C e o ácido fosfórico, que ata protegendo nosso sistema nervoso.

A maçã faz bem para o coração

Quem consome a maçã de forma regular tem menos chances de ter problemas do coração. Essa fruta contém fibras que ajudam a reduzir o colesterol no sangue.

Ela contém ainda os chamados polifenóis que possuem efeitos antioxidantes e diminuem a pressão sanguínea.

Um estudo da Medical University of Warsaw mostrou que os flavonoides da maçã protegem contra doenças do coração e reduzem a oxidação do colesterol, com efeito muito bom de antioxidante.

Diminui a diabetes

A ingestão de maçã está associada a diminuição de diabetes tipo 2. Um estudo da Califórnia State University mostrou que comer uma maçã ao dia, reduz em 28% o risco de desenvolver essa doença.

A crença é de que os polifenóis da maçã previvem danos nos tecidos do pâncreas. Com a ingestão da maçã, há ainda a produção de insulina no corpo.

Previne a prisão de ventre

Comer a maçã de maneira regular, é ainda, contribuir para sua saúde intestinal, pois ela é muito poderosa na quantidade fibra.

Prefira consumir a maçã com a casca, pois nela é que há uma maior quantidade de fibra. A maçã possui o que chamamos de pectina, uma fibra com poder prebiótico, ajudando seu intestino a funcionar de modo melhor.

Previne o câncer

Um estudo de um grupo de cientistas da Universidade de Perúgia, Itália, mostrou que as pessoas que consumiam uma maçã por dia tinham menores chances de desenvolver vários tipos de câncer, inclusive o de pulmão.

Combate a asma

A maçã é rica em antioxidantes que protegem nosso pulmão de danos oxidativos. Por isso, quem come maçã tem menos chances de ter doenças como asma.

Uma pesquisa científica da Molecules mostrou que a maçã regula nosso sistema imunológico e diminui ainda a inflamação, isso ocorre devido à quercetina, que está na casca dessa fruta.

Previne cáries

Comer maçã é importante ainda para nossa saúde bucal. Ela atua ainda na limpeza de nossos dentes e gengivas.

Suas fibras limpam nosso dente, enquanto as suas características antibacterianas impedem que vírus e bactérias causem infecções em nossa boca. A maçã ainda estimula a secreção de saliva, reduzindo os níveis de bactérias em nossa boca, o que previne quanto ao surgimento de cáries. O que comprova isso é um estudo da revista Plos One.

Atua em nosso sistema imunológico

As maçãs possuem nutrientes poderosos que ajudam no nosso sistema imunológico. Além disso, elas possuem fibras que contribuem para levar os resíduos para fora de nosso corpo.

A vitamina C presente na maçã, ainda, ajuda nosso corpo a ter mais resistência, protegendo as pessoas de gripes e resfriados.

Previne doenças dos olhos

As maçãs atuam na prevenção de doenças oculares como a degeneração macular, catarata e glaucoma. A maçã melhora nossa capacidade visual, deixando nossos olhos mais fortes.

Ela é rica em flavonoides e antioxidantes, diminuindo os efeitos de radicais livres nos olhos e corpo, o que previne doenças, inclusive dos olhos.

Melhora nossa saúde óssea

A maçã melhora muito nossa densidade óssea e resistência dos ossos. Ela ainda protege contra doenças como a osteoporose, que está relacionada à saúde dos ossos, evitando fraturas.

Quem consome mais maçã, perde menos cálcio, que se trata de um tipo de mineral muito útil para a saúde de nossos ossos.

Diminui o colesterol ruim

A maçã ainda contém a pectina, uma fibra que atua na redução do colesterol ruim do nosso sangue. Um estudo do European Journal of Nutrition mostrou que o consumo de maçãs reduziu, e muito, o colesterol em pessoas voluntárias.

Retarda o envelhecimento

A maçã é rica em flavonoides e taninos, que são substâncias que atuam como antioxidantes, adstringentes e ação antiinflamatória.

Por isso, quem deseja se manter jovem por mais tempo, precisa consumir a maçã. Além disso, os radicais livres são afastados de nosso corpo devido a ação antioxidante presente na maçã.

Alivia problemas estomacais

A maçã possui fibras que formam um tipo de gel que contribui para uma atuação direta proteção na mucosa de nosso estômago.

Ela atua aliviando os sintomas da gastrite, que é um tipo de irritação na nossa parede estomacal. E como a maçã possui cálcio, magnésio e potássio, o seu consumo regular alivia os sintomas do refluxo.

Comer uma maçã após o almoço ou jantar, contribui para diminuir o ácido do estômago, pois isso, cria um ambiente alcalino no nosso estômago.

Ajuda na perda de peso

O consumo da maçã é ideal para quem está de dieta. A fruta como é muito rica em fibras, ajuda na saciedade, afastando a fome por mais tempo. Por isso, se você está de dieta, aposte mais no consumo da maçã.

Neste post, você conferiu os benefícios da maçã. São benefícios que foram mostrados através de estudos científicos.

Por isso, a partir de hoje, leve uma vida mais equilibrada e com mais saúde, coma ao menos uma maçã por dia!

E, se este artigo foi importante para você, compartilhe ele com quem você gosta?

Acesse também outros artigos em nosso site!

Compartilhe:

Facebook Twitter Pinterest Email Imprimir