Receitas > Matérias > Conheça os benefícios da soja

Conheça os benefícios da soja


Avaliação: / Conheça os benefícios da soja12 votos
PiorMelhor 
Por Dafne Oliveira

pinbutton

Há um bom tempo que a soja vem marcando uma presença mais efetiva na alimentação do povo brasileiro. Por isso, o Comida e Receitas resolveu conversar com a nutricionista Dafne Oliveira para falar sobre seus benefícios e descobrir por qual motivo esse grão conquistou o mundo.

Rica em proteínas, a soja ganhou certa popularidade por aqui devido ao aumento do número de imigrantes japoneses e pelo fato de a culinária oriental ter caído no gosto nacional. Essa “moda” de comer soja também é ligada às inúmeras vantagens do alimento, que também é utilizado na fabricação de cosméticos, tintas, biodiesel e na dieta de animais.

De acordo com a especialista, os benefícios causados pela ingestão de soja são vários e podem até prevenir doenças como o câncer, amenizar sintomas da menopausa e regular os níveis de colesterol.

As isoflavonas exercem uma atividade anticancerígena, antifúngica e antioxidante, além de exercer também a atividade estrogênica que pode aliviar os fogachos da menopausa e diminuir o colesterol ruim e o total... suas gorduras mono e polinsaturadas ainda aumentam o colesterol bom no sangue, afirma.

O cálcio e o fósforo são imprescindível para formação e manutenção do tecido ósseo. O cálcio, além desta função, desempenha importante papel na contração muscular, enquanto o magnésio, o sódio e o potássio respondem não apenas pelo processo de contração, mas também pelo relaxamento muscular, conta Dafne.

Vitaminas também estão presentes no grão e resultam em melhorias na saúde. A vitamina E possui um importante efeito antioxidante, melhora a função da parede dos vasos sanguíneos, a circulação e auxilia na fertilidade.

"As vitaminas do complexo B são essenciais para o bom funcionamento do metabolismo - já que exercem o papel de coenzimas de diversas reações", revela a especialista.

O ferro, o manganês e o cobre completam a potência deste superalimento. O ferro é constituinte da hemoglobina e mioglobina, pigmento responsável por transportar oxigênio no nosso sangue, estocar oxigênio no músculo e responder pelo bom funcionamento do sistema imunológico.

"Já o manganês está associado à formação de tecido conjuntivo e ósseo”, conta.

O cobre é essencial para diversas funções orgânicas, como a mobilização do ferro para a síntese da hemoglobina, a síntese do hormônio da adrenalina e a formação dos tecidos conjuntivos, acrescenta.

Para um melhor aproveitamento de seus componentes, a nutricionista dá dicas de como utilizá-la:

"Apesar do cozimento reduzir a concentração principalmente das vitaminas do complexo B, devemos sempre ingerir a soja cozida, porque ela crua apresenta alguns fatores antinutricionais como os fitatos, que impedem o aproveitamento dos nutrientes de uma forma geral”, finaliza.

Agora que você já conhece diversos motivos para incluir a soja no seu cardápio, que tal seguir uma das receitas a seguir? O Comida e Receitas separou pratos doces e salgados que levam soja em seu preparo.

Essa Receita de Farofa de Soja promete agradar até mesmo os menos íntimos do grão. Fácil de fazer, ela leva azeitonas, tomates e uva passa. Lasanha de Soja é uma boa pedida para quem gosta de massa. Com vinho branco, tofu e cogumelos, seu sabor não deixa a desejar.

Bife de Soja a Parmegiana promete fazer a alegria até daqueles que são loucos pelo bife tradicional. Nessa versão mais light, azeitonas verdes e dão um toque especial à receita. 

Escondidinho é um dos pratos mais comuns de bares e restaurantes, mas Escondidinho de Carne de Soja chega para fazer a alegria dos vegetarianos (ou simpatizantes), levando mandioca, pimentão e tomate. Para a sobremesa, Pudim de Soja com Maracujá, uma combinação fácil que deve ser feita no liquidificador.

Sobre a Nutricionista

Dafne Oliveira é formada em Nutrição pela Universidade de São Paulo (USP), especialista em Fisiologia do Exercício pela Escola Paulista de Medicina (Unifesp) e pós-graduanda em Nutrição Funcional. Atualmente, Dafne trabalha na Run & Care, empresa especializada em consultoria na saúde do atleta.

Compartilhe em:

Facebook Twitter Pinterest Email

Adicionar ao meu livro de receitas

Comentários
© 2007-2019 Comida e Receitas | A empresa Anuncie Contato Política de Privacidade e Termos de Uso