Comida e receitas aponta os benefícios do salmão

Foto: Shutterstock
Foto: Shutterstock

Pertencente à mesma família das trutas, o salmão vive parte da vida em água doce antes de partir para o mar e destaca-se pela sua coloração comumente diferenciada, que normalmente tende para tons de rosa.

Considerado um dos peixes mais nobres da gastronomia, ele pode ser ingerido de diversas maneiras e aparece como um superalimento por sua composição privilegiada que conta com valores significativos de ômega-3, selênio, fósforo, magnésio, vitaminas D e B12 e niacina.

Para saber mais sobre essa delícia, o Comida e Receitas fala sobre seus benefícios. Apontado como um dos principais chamativos do salmão, o ômega-3 exerce funções importantíssimas para o organismo.

Ele possui efeitos antiinflamatórios, reduz o risco de doenças cardiovasculares, nos níveis séricos de triglicérides, colesterol e da pressão arterial, melhora a função da parede dos vasos sanguíneos e previne a progressão da placa aterosclerótica, além de ser essencial para o crescimento e para o cérebro (durante a infância) e para a manutenção das funções normais do adulto.

Já o fósforo e o magnésio, trabalham diretamente com os ossos e músculos. O magnésio ajuda na transmissão dos impulsos nervosos e tem uma função essencial no processo de relaxamento muscular e na formação de dentes e ossos.

O fósforo, por sua vez, atua na formação e manutenção do tecido ósseo e é essencial para a libertação de energia nas células, para a absorção e transporte de muitos nutrientes, e pela regulagem da atividade das proteínas.

“A Vitamina D mantém as concentrações de cálcio e fósforo em níveis adequados no nosso corpo, participa na formação e manutenção do tecido ósseo, favorece a síntese protéica à nível muscular e atua na prevenção de alguns tipos de câncer. Já a Vitamina B12 é necessária para formação de glóbulos vermelhos do sangue, DNA, RNA e fibras nervosas, participa de parte do metabolismo de aminoácidos e ácidos nucléicos, previne problemas cardíacos e derrame cerebral e necessária para boa manutenção do sistema nervoso”, revela.

De acordo com a especialista, a Niacima também vem como um componente importante encontrado no peixe.

“Ela é responsável pelo metabolismo energético, na eliminação de substâncias tóxicas pelo fígado na reparação do DNA e no auxilio na produção de hormônios esteróides”, conclui.

Agora, que tal usufruir das qualidades do salmão e escolher um dos pratos escolhidos pelo Comida e Receitas?

Super popular, o Temaki de Salmão e Cebolinha pode ser feito em casa e como leva o peixe cru, fica pronto em poucos minutos. Espetacular, Salmão ao Molho Branco leva creme de leite, cogumelos, saquê e alcaparras.

Alcachofras com Salmão serve até quatro pessoas e conta com um toque especial de caviar em seu preparo. Inusitado, esse Muffin de Milho com Salmão Defumado não tem segredos e é feito no liquidificador. Sofisticado, Salmão ao Molho de Champanhe leva também pimenta, vinho branco e cenouras.

Compartilhe:

Facebook Twitter Pinterest Email