Receitas > Matérias > Comida e receitas aponta os benefícios da berinjela

Comida e receitas aponta os benefícios da berinjela


Avaliação: / Comida e receitas aponta os benefícios da berinjela3 votos
PiorMelhor 
Por Comida e Receitas

A berinjela é uma hortaliça pertencente ao grupo do pimentão, da batata e do tomate. Originária da Índia, é cultivada na Ásia desde a Antiguidade. Assim como seus parentes é rica em vitaminas e mineirais, que além de fazer muito bem à saúde e apesar de não ser muito consumida no Brasil, ela rende pratos deliciosos.

Para ajudar a descobrir alguns segredos deste ingrediente, o Comida e Receitas preparou algumas dicas valiosas. Rica em vitamina A, B1, B2 e C, a berinjela é um excelente aliado no combate ao envelhecimento, pois tem ação antioxidante e assim como o magnésio ajuda no bom funcionamento do sistema imunológico.

Outro componente importante desse alimento é o cobre, que atua no sistema nervoso central, que desempenha papel fundamental no controle do corpo. Assim como na maioria dos alimentos, boa parte dos nutrientes da berinjela está na casca.

"A casca da berinjela é rica em antocianinas e flavonóides. Ambos apresentam importantes propriedades antioxidantes. Sendo assim, deve consumir a berinjela sempre com a casca."

A mais comum de se encontrar por aqui é a de casca vinho-escura. Quando for comprá-la, o ideal é que ela esteja firme, com a casca brilhante e sem nenhum machucado. E com toda sua riqueza nutricional, é um alimento constante no cardápio dos vegetarianos.

"Além disso, a berinjela destaca-se por apresentar uma grande quantidade de água, essencial para manter a temperatura corpórea, o corpo hidratado e favorecer as reações químicas nas células corporais. Apresenta também uma significativa porcentagem de fibras, que auxilia no bom funcionamento do intestino", afirma a especialista.

A berinjela é um dos alimentos que possuem ação antiinflamatória e auxiliam no processo de emagrecimento saudável. E também, protege moléculas de DNA, prevenindo assim processos carcinogênicos e reduzindo a possibilidade de formação de coágulos, o que aumenta a biodisponibilidade destes fenóis através de cozimento.

Sabendo de todos os benefícios que a berinjela traz à saúde, que tal aproveitar para incluir essa iguaria em seu cardápio definitivo? Confira os pratos que o Comida e Receitas selecionou:

Para começar a se habituar à berinjela que tal um prato rápido e fácil de fazer? A Berinjela Assada Simples, é uma ótima pedida. Outra opção deliciosa e simples é a Berinjela Recheada, a família vai adorar.

Receba os amigos com um saboroso Antepasto de Berinjela, sirva como entrada com torradas. Aproveite para variar a receita no domingo preparando uma Lasanha de Berinjela com Queijo. Essa receita rende até 6 porções. E para terminar uma clássica Berinjela à Parmegiana, para você se deliciar.

Compartilhe em:

Facebook Twitter Pinterest Email

Adicionar ao meu livro de receitas

Comentários
© 2007-2019 Comida e Receitas | A empresa Anuncie Contato Política de Privacidade e Termos de Uso