Receitas > Matérias > Cuide dos fios se alimentando bem!

Cuide dos fios se alimentando bem!


Avaliação: / Cuide dos fios se alimentando bem!11 votos
PiorMelhor 
Por Mariana Antiori Freire Pessanha

Hidratação, progressiva, cauterização, plástica dos fios, tratamentos contra queda etc. São incontáveis as opções de tratamentos capilares existentes atualmente em salões de beleza e clínicas dermatológicas. Mas será que a saúde dos fios depende apenas disso?

A resposta é não. Para ter cabelos fortes e saudáveis, é importante, sim, cuidar deles de fora para dentro, porém é fundamental que este cuidado também venha do outro lado, o que significa ter uma alimentação balanceada que contenha todos os nutrientes necessários para ter madeixas perfeitamente saudáveis.

Equilibrando o cardápio

Como saber se estamos consumindo o suficiente para manter a vitalidade dos fios? É simples: é preciso ficar de olho para que estejam presentes, diariamente, quatro grupos alimentares no cardápio: os carboidratos, as proteínas (carnes vermelha, branca, ovos, leguminosas), os moderadores (frutas, verduras e legumes) e gorduras e açúcares (em quantidades moderadas).

Conhecendo os alimentos

Podemos contar com a ajuda de alguns alimentos que podem ter funções quase milagrosas.Um problema muito comum entre as mulheres é a demora no crescimento dos fios, o que pode estar associada à falta de manganês, ácido graxo e ômega 6, muito presentes em óleos vegetais, semente de linhaça, feijão de soja, cereais integrais, gema de ovo, verduras, nozes, abacaxi e cenoura.

Estes alimentos, assim como o amendoim, ervilha, trigo integral, frango, frutos do mar, carnes magras, peixes variados, fígado, frutas cítricas e hortaliças cruas também são eficazes para quem possui cabelos secos e quebradiços, pois possuem vitaminas que ajudam na revitalização, como o ácido linoleico, iodo, vitamina A, vitamina C, proteínas, cobre e zinco.

Para quem sofre com a oleosidade dos cabelos, é importante beber muita água diariamente. Por incrível que pareça, o hábito ameniza, e muito, este problema.

Solte a imaginação

Há diversas formas de incluir no cardápio os alimentos citados acima. É só usar a imaginação e variar o jeito como são consumidos. O arroz colorido com linhaça, por exemplo, é ótimo para fugir do tradicional arroz branco. O suco de manga e linhaça também é excelente fonte de vitaminas e fica uma delícia.

Para fãs de salada, a salada de trigo integral em grãos é um prato cheio! Abuse de líquidos como o suco de espinafre, ou de espinafre com laranja. Além de ser irresistível, o salmão com legumes ajuda na reposição do ômega 3.

Importante

Hábitos saudáveis como dormir de 7 a 8 horas por dia, evitar o estresse, praticar exercícios físicos e beber muito líquido também são fundamentais para a saúde dos fios. Lembre-se: os cuidados devem começar de dentro para fora.

Facebook Twitter Google Plus Pinterest Email

Adicionar ao meu livro de receitas

Comentários
© 2007-2017 Comida e Receitas | A empresa Anuncie Contato Política de Privacidade e Termos de Uso