Receitas > Matérias > Quem quer pão?

Quem quer pão?


Avaliação: / Quem quer pão?17 votos
PiorMelhor 
Por Mariana Pessanha

Vai um pão na chapa aí? Difícil encontrar alguém que não goste dele.

Com ou sem manteiga, o pão é preferência mundial e faz parte do dia a dia de milhares de pessoas. Ele pode ser consumido de diversas formas, seja como acompanhamento das refeições, lanches etc.

Quem resiste ao famoso sanduíche de carne louca? Mas você sabe quando e onde o pão surgiu? Bom, não há uma data exata, mas calcula-se que sua origem data de 12 mil anos atrás na Mesopotâmia junto com o cultivo do trigo, e não era tão gostoso como hoje em dia.

Eles eram duros e achatados, além de possuir um gosto amargo, e eram preparados como bolos, sobre pedras quentes ou embaixo de cinzas. Depois de um tempo, o pão fermentado, como o que comemos hoje, surgiu no antigo Egito e era considerado alimento básico.

Ao longo dos séculos, ele se tornou até meio de pagamento, e o número de pães denotava o tamanho da riqueza. Dá até para entender, já que ele é praticamente indispensável aos nossos paladares!

Hoje, ao contrário de 12 mil anos atrás, o pão aparece em diversas formas, para todo tipo de gosto. No Brasil, o mais consumido é o pão francês. Na chapa ou não, ele é o campeão de audiência das padarias.

O pretzel, pãozinho com um formato de corda, é o queridinho dos alemães. Já no Oriente Médio, o “pão nosso de cada dia” é o pita, popularmente chamado de pão sírio ou árabe.

Além dos tradicionais, como o pão italiano, que tem a casca grossa e é um excelente acompanhamento de caldos e massas, há versões mais recentes como o pão integral, preferido da geração saúde, pão de batata, que pode ou não vir recheado e até mesmo em forma de sobremesa, como é o caso do delicioso pão de mel.

Com tantas opções, fica difícil escolher o mais gostoso!

Facebook Twitter Google Plus Pinterest Email

Adicionar ao meu livro de receitas

Comentários
© 2007-2017 Comida e Receitas | A empresa Anuncie Contato Política de Privacidade e Termos de Uso