Receitas > Dicas > Ovos

Avaliação: / Ovos1 votos
PiorMelhor 
Por Maria Clara

Foto: Pixabay
Foto: Pixabay
pinbutton

Na hora da compra, verifique se as cascas não estão rachadas.

Mantenha na geladeira, sem lavar (mas passe por água corrente, verifique antes de quebrar e usar).

Evite o compartimento que fica na porta do refrigerardor, para que os ovos não sofram muitas alterações de temperatura.

A gema fica centralizada quando os ovos são guardados com a ponta virada para baixo.

Para saber se o ovo está fresco e não está estragado, mergulhe em um copo de água e sal, com a ponta para baixo. Se afundar e porque está bom. Quando bóia na vertical, também pode ser consumido. Descarte o ovo que boiar completamente.

Se uma receita pede mais claras do que gemas, ou vice versa, aproveite as sobras. As claras resistem por até 3 dias na geladeira, em uma vasilha coberta ou formas de gelo com filme plástico, e as gemas duram 24 horas quando conservadas da mesma forma (se estiverem inteiras, cubra com água).

Antes de cozinhar um ovo, tire da geladeira e espere voltar à temperatura ambiente. Assim, a casca não quebra.

Para a gema não desmanche na hora de cortar os ovos cozidos, mergulhe a lâmina da faca em água quente.

Para a fritada ficar mais macia, junte aos ingredientes uma colher (sopa) de leite para cada ovo.

Ao fazer omeletes, suflês e fritadas, adicione uma pitada de fermento em pó aos ovos batidos. Assim, eles renderão mais.

Frite os ovos em uma frigideira antiaderente, em fogo baixo ou médio.

Experimente temperar a manteiga, e não o ovo, com sal e pimenta do reino. Dessa forma, a clara não exibe os pontinhos pretos da pimenta.

Regar o ovo frito com a gordura da frogideira ou virá-lo para tostar dos dois lados são questões de gosto: faça como preferir.

Para as omeletes não grudarem, esfregue sal no fundo da frigideira. Para evitar que os ovos fritos grudem, aqueça bem a frigideira antes de colocar manteiga ou óleo.

Se a frigideira for nova, ferva nela um pouco de vinagre antes de usar.

Adicione algumas gotas de limão e uma pitada de sal ou de açúcar às claras batidas em neve para que fiquem mais firmes. Para que as claras batidas em neve fiquem firmes, coloque uma pitada de bicarbonato de sódio nas claras antes de bater.

Claras em neve deixam os bolos leves e fofinhos. É importante adicioná-las à massa com movimentos delicados, de baixo para cima.

Para tirar o cheiro de ovo de um prato, esfregue um pouco de café.

Quebre os ovos numa caneca ou em outro recipiente à parte. Assim, se eles não estiverem bons, não estragarão os outros ingredientes.

Juntar à água algumas gotas de um líquido ácido (suco de limão ou vinagre de vinho branco) ajuda a manter a forma dos ovos pochê.

Farofa de ovos

A farofa de ovos é muito simples de fazer. No entanto, existe um técnica para que os ovos não desapareçam no meio da farinha e dos temperos.

Primeiro esquente o azeite ou manteiga e refogue a cebola normalmente. Quando estiver dourada, chegou a hora de adicionar os ovos.

Abra os ovos um a um sobre a frigideira e deixe que endureçam um pouco. Eles não devem ser misturados enquanto não estiverem meio cozidos. Depois que a clara estiver branca e gema endurecida, quebre-os com o garfo delicadamente. Só então adicione a farinha e misture.

Compartilhe em:

Facebook Twitter Pinterest Email

Adicionar ao meu livro de receitas

Comentários
© 2007-2019 Comida e Receitas | A empresa Anuncie Contato Política de Privacidade e Termos de Uso