Como cozinhar ovo

Foto: Pixabay
Foto: Pixabay

Coloque o ovo em água fervente, faça-o cozinhar por 7 minutos e escorra-o.

Na realidade, algumas vezes se obtém ovo cozido com a clara endurecida ou a gema assume uma coloração esverdeada. Outras vezes, o ovo trinca logo quando é submerso na água, mesmo sem bater contra a panela.

Fazer um ovo cozido é uma arte sutil. Use sempre ovos postos há pelo menos uma semana.

A casca não pode estar trincada e o ovo deve estar sempre à temperatura ambiente porque os que saem diretamente da geladeira racham com mais facilidade, por causa do choque térmico.

Não coloque imediatamente na água fervendo os ovos saídos do refrigerador. Para que eles cozinhem melhor é aconselhável colocá-los antes, por uns 2 ou 3 minutos, em água morna.

Como em todos os produtos de origem animal, o cozimento a uma temperatura elevada endurece a proteína. Nessa caso, a rápida contração das fibras causa a maior perda de água por parte da clara.

O cozimento ideal não deve ser feito na água em ebulição, mas entre 80 e 85ºC. Assim, é possível conseguir uma clara firme, porém macia e agradável ao paladar.

A essa temperatura mais baixa, o tempo de cozimento deverá dobrar: serão necessário de 18 a 20 minutos.

Além disso, a ebulição da água causa turbulências que fazem os ovos baterem uns nos outros, podendo causar rachaduras na casca que fazem a clara vazar.

Coloque os ovos em uma leiterinha ou panela, com aproximadamente 1 dedo de água acima dos ovos. Adicione sal na água. Atenção, para ter um controle melhor do tempo de cocção, somente coloque os ovos quando a água estiver na temperatura ideal. Isso porque enquanto a água esquenta o ovos já iniciam o processo de cozimento.

Ferva por pelo menos 7 minutos (para ovos com a gema dura). Retire os ovos da água e coloque-os em água fria durante 5 minutos, para que esfriem antes de se tirar a casca.

Se tirar a casca enquanto os ovos ainda estiverem quente, a clara pode esfarelar um pouco. Se for escaldar, o tempo para a gema endurecer é de 5 minutos. No caso de fritar, é de 3 minutos de cada lado.

Casca rachada

Caso o ovo já esteja com a casca rachada, passe sobre a fenda um pouco de suco de limão e deixe secar. Em seguida, coloque o ovo com muito cuidado na panela com água quente e uma pitada de sal.

Corta ovo cozindo

É comum utilizarmos rodelas de ovo cozido para decorar iguarias, nomeadamente saladas. Para que fiquem direitinhas e o ovo não se esborrache, passe a faca que vai utilizar por água a ferver.

Descascar

Para descascar os ovos cozidos mais facilmente, tire-os da água quente e coloque-os imediatamente na água fria. Quebre então as cascas e role os ovos entre as mãos começando pela parte mais larga, até soltar toda a casca.

Compartilhe:

Facebook Twitter Pinterest Email