Tirar sal do bacalhau

Foto: Pixabay
Foto: Pixabay

Bastante procurado na Semana Santa com a proximidade da Sexta-feira da Paixão e da Páscoa, o bacalhau é um peixe conservado em sal e para tirar todo o excesso de sal do bacalhau você pode colocar na água de molho duas colheres (sopa) de açúcar, ou colocar na água de molho um pouco de farinha de mandioca, ou ferver o bacalhau em água com uma colher (sobremesa) de farinha de trigo.

Outra opção é cortar o bacalhau em bocados e coloque dentro de um vasilhame sob um fio de água permanente, o dessalgue será bem mais rápido que o tradicional.

Dependendo do tamanho do lombo, pode-se dessalgar o bacalhau em até 12 horas adotando este método.

Para dessalgar o bacalhau que não esteve de molho, faça o seguinte:

  • Leve-o ao fogo para aferventar com bastante água, juntando a ele, quando começar a ferver, um punhado de sal (2, 3, 4 colheres de sopa), de acordo com a quantidade de bacalhau
  • Logo que ferver escorra, escalde em água fria (agora sem sal) e torne a levar ao fogo com bastante água fria, agora sem sal, para dar nova fervura.
  • Escorra e verifique o sal do bacalhau, se necessário, dê mais fervuras, sempre em água pura, sem sal.

Nota: Todas as vezes que o bacalhau for ao fogo é para dar apenas uma fervura e não para cozinhar.

Se o bacalhau ficou mais salgado do que o esperado, cubra-o com leite fervente e deixe-o por 30 minutos, se necessário, repita a operação.

Mais informações

Veja mais dicas de como preparar o bacalhau.

Receitas

Veja algumas receitas com bacalhau.

Compartilhe: