Receitas > Matérias > O excesso de sal e seus malefícios

O excesso de sal e seus malefícios


Avaliação: / O excesso de sal e seus malefícios9 votos
PiorMelhor 
Por Mariana Antiori Freire Pessanha

pinbutton

Você anda controlando a quantidade de sal que ingere diariamente? Todo mundo sabe que o exagero em geral nunca é lá muito saudável, e essa regra vale bastante para a quantidade de sal - ou cloreto de sódio - utilizada nos alimentos.

Tudo bem que é praticamente impossível negar uma fatiazinha daquela picanha suculenta na brasa, ou fazer vista grossa para aquela porçãozinha de batata frita com bacon que foi parar bem na sua frente, mas é preciso, sim, tomar cuidado!

O excesso de sal resulta na retenção de líquido, que pode aumentar o volume de sangue e sobrecarregar o coração, elevando a pressão arterial. Além disso, pode também ser prejudicial de outras formas. Há indícios de que ele esteja relacionado com a hipertensão, que aumenta o risco de doenças renais.

O maior problema do sal está no sódio, que também está presente em diversos outros alimentos industrializados. Por isso, é importante ficar de olho nas embalagens antes de comprar o produto. É recomendado consumir entre 1.800 e 2.300 mg de sódio ou 6 g de sal por dia.

Como evitar

Diminuir o consumo de sódio na alimentação não é um bicho de sete cabeças. Evite produtos processados como presunto, mortadela e salsicha, por exemplo. É preciso ficar alerta com produtos diet e light, pois eles possuem grande quantidade de sódio.

Caldos prontos e sachês de macarrão instantâneo, então, nem se fala! Uma dica bacana é evitar comer com o saleiro em cima da mesa. Abuse dos temperos naturais, que podem ser ótimos substitutos do sal.

O orégano, por exemplo, é recomendado contra azia e enjoos; o manjericão é um ótimo diurético; o gengibre é excelente para a digestão e tem propriedades anti-inflamatórias. Além disso, ainda é possível encontrar o sal em versões mais amenas, como o sal hipossódico, que pode conter até 66% menos do vilão!

Mas lembre-se: evitar o sal é apenas um item para manter uma vida saudável e equilibrada. É importante ornar com outros hábitos, como praticar atividades físicas, dormir bem, evitar o estresse e beber muito líquido.

Compartilhe em:

Facebook Twitter Pinterest Email

Adicionar ao meu livro de receitas

Comentários
© 2007-2019 Comida e Receitas | A empresa Anuncie Contato Política de Privacidade e Termos de Uso