Receitas > Dicas > Como preparar o bacalhau

Como preparar o bacalhau


Avaliação: / Como preparar o bacalhau334 votos
PiorMelhor 
Por Maria Clara

Para saber a quantidade de bacalhau numa refeição, calcule entre 150g e 250g por pessoa.

O bacalhau é vendido seco e salgado, portanto, para usá-lo, é necessário dessalgar e hidratar.

Após essa operação, a carne readquire a maciez e aumenta em até 20% o seu peso.

Sal (Dessalgar)

Depois de cortar o bacalhau em postas, lave bem em água corrente para tirar o sal que recobre o peixe. Coloque-o num recipiente fundo, sobrepondo as partes de modo que a pele (no caso de não ter sido retirada ou mesmo que restem apenas pedaços) fique virda para bixo, evitando que desmanche. Cubra com água.

Depois, cubra o vasilhame com filme plástico e guarde-o na geladeira. É fundamental trocar a água 3 ou 4 vezes por dia. O tempo médio para dessalga depende da altura das postas (ou lombos) do bacalhau. A média é de 24 a 48 horas. O ponto certo é quando o sal já foi praticamente eliminado. Para perceber, prove a água antes e depois do processo e compare a diminuição do sal.

Outra opção: com uma faquinha delicada, ou mesmo com as mãos, tire uma lasquinha da carne de dentro do lombo e experimente pra confirmar se o sal já foi eliminado. Depois de tirar o sal, coloque-o de molho em leite para hidratá-lo e deixar a carne mais macia. Se ainda for preciso retirar o excesso de sal, coloque-o de molho em água misturada com 1/4 xícara (chá) de fubá ou ferva-o com 1 olher (sobremesa) de farinha de trigo. A farinha absorverá todo o sal.

Se por qualquer motivo se esqueceu de pôr o bacalhau a demolhar, ponha-o dentro de água cortado em postas com folhas de couve. Ficará com o bacalhau demolhado em mais ou menos três horas e também com as couves salgadas prontas a cozer em água sem sal.

Cheiro

Quando se põe o bacalhau de molho em dias quentes, tem de se mudar as águas com frequência, para não deitar aquele cheiro característico, mas pouco agradável.

Recomenda-se que se coloque uma ou duas colheres (sopa) de bicabornato de sódio na água de molho. Para além de tirar o cheiro incomodativo, este pequeno segredo permite ainda conservar o bacalhau num ótimo estado.

Pele e Espinhas

O melhor momento para retirar a pele do bacalhau é quando ele ainda está salgado e seco. Levante a pele em uma das extremidades e retire-a com puxadas firmes. Depois do cozimento, a pele também sai com facilidade.

O melhor momento para retirar as espinhas é quando se desfia o bacalhau ainda salgado e seco ou depois do cozimento. O bacalhau não deve ser fervido, a não ser que a receita ou o preparo indiquem. A fervura prejudica o paladar e resseca o peixe. Deve ser sempre preparado em água a ferver, ou seja, em fogo brando, sem borbulhar.

Desfiar

Sempre que quiser desfiar bacalhau depois de o ter cozido, retire-lhe as espinhas e as peles e embrulhe-o num pano bem grosso. Seguidamente, esfregue vigorosamente o bacalhau, sempre dentro do pano, e passe-o durante algum tempo de uma mão para a outra. Verá que rápidamente ele fica separado sem fios, bem finos.

Caldo

Você pode reservar o caldo do bacalhau (a água do cozimento) para cozinhar as batatas ou o arroz. Em receitas de bacalhau ao forno ou bacalhau na brasa, faça um pré-cozimento no bacalhau, colocando-o em um tabuleiro imerso em água em fogo brando, sem ferver, durante 10 minutos.

Apurar

Se quiser apurar o paladar do bacalhau, de acordo com a receita, deixe-o temperado com azeite e ervas (ex. coentro ou salsa) ou submerso no leite durante pelo menos 2 horas antes do preparo.

A qualidade da refeição com bacalhau também depende da qualidade dos complementos: o azeite de oliva deve ser extra-virgem, de preferência português; as batatas, do tipo HBT; as azeitonas pretas, portuguesas, e as verdes, portuguesas, argentinas ou espanholas.

Cozinhar

A água deve apenas cobrir a posta e manter uma fervura muito rápida, durante 10 minutos. Se a água ferver muito, as fibras de bacalhau podem ficar secas, rijas e escuras. Depois, deve-se retirar o bacalhau da chama e deixá-lo repousar cerca de 20 minutos. Por fim o bacalhau deve ser escorrido. Se desejar, pode cozinhar o bacalhau levando ao fogo água fria misturada com leite. O cozimento em leite torna as fibras da carne mais macias.

Receitas

Veja algumas receitas de bacalhau.

Facebook Twitter Google Plus Pinterest Email

Adicionar ao meu livro de receitas

Comentários

Receitas de natal
Facebook
Pinterest
Twitter
Google Plus
Receba receitas por e-mail

Receba gratuitamente nossos últimos destaques

© 2007-2017 Comida e Receitas | A empresa Anuncie Contato Política de Privacidade e Termos de Uso