A linhaça e seus benefícios

Foto: Pixabay

Por ser capaz de melhorar nossa saúde e bem-estar, a linhaça vem sendo apontada como um dos superalimentos mais ricos presentes na mesa dos brasileiros.

Considerada um alimento funcional (que além de propriedades nutricionais comuns tem o poder de prevenir doenças como câncer), ela conta com fitosteróis, lignanas, ômega 3, fibras, vitamina E, potássio e magnésio em sua composição.

Sabendo disso, o Comida e Receitas conversou com a nutricionista Dafne Oliveira, que falou sobre as vantagens de incluí-la no cardápio, e traz opções de receitas que levam a semente. De acordo com a especialista, um de seus componentes, o ômega 3, é responsável por uma série de benefícios.

Ele exerce importantes efeitos antiinflamatórios, reduz o risco de doenças cardiovasculares, nos níveis séricos de triglicérides, colesterol e da pressão arterial, melhora a função da parede dos vasos sanguíneos e previne a progressão da placa aterosclerótica.

É também essencial para o crescimento do cérebro durante a infância e para manutenção das funções normais no adulto, revela.

Lignanas, além de terem um leve efeito estrogênico, são também antioxidantes; os fitosteróis reduzem a absorção de colesterol no intestino e o magnésio e o potássio desempenham um importante papel no processo de relaxamento muscular, conta.

Segundo a nutricionista, as fibras e a vitamina E também colaboram e muito para nossa boa saúde. As fibras respondem pelo funcionamento do intestino e auxiliam na redução de absorção de açúcares e gorduras.

“A vitamina E, por sua vez, também tem um excelente efeito antioxidante, melhora a função da parede dos vasos sanguíneos, na circulação e auxilia na fertilidade”, garante.

Mas antes de escolher o tipo de linhaça ideal, Dafne dá uma dica exclusiva para o Comida e Receitas:

Há dois tipos de linhaça no mercado: a marrom e a dourada. A marrom é cultivada em regiões de clima quente e úmido, e observa-se quase sempre a presença de agrotóxicos na semente.

Já a dourada, é cultivada em regiões frias e é sempre cultivada de forma orgânica. Por isso, sempre prefira a linhaça dourada. A nutricionista ainda completa com mais uma informação valiosa: Para garantir todos os benefícios que a linhaça oferece, é preciso ingeri-la triturada. Porém, se comprar a linhaça já triturada, perderá um dos benefícios mais importantes dela: o ômega-3.

“Assim, minha dica é: comprar a linhaça em grãos, triturar uma quantidade pequena no liquidificador ou multiprocessador e armazená-la em um pote escuro, dentro da geladeira por, no máximo, cinco dias a fim de minimizar a oxidação (ou perda) desse ômega-3”, finaliza.

Agora, que tal incluir a linhaça nos seus pratos preferidos? Confira, a seguir, algumas sugestões do Comida e Receitas: A Receita de Arroz Colorido com Linhaça promete chamar a atenção tanto de crianças quanto de adultos. Alegre e cheio de cor, o prato é fácil de ser feito e rende até seis porções.

O Arroz Integral com Aveia e Linhaça é ideal para quem se preocupa com uma alimentação balanceada e com outros ingredientes que trazem benefícios como nozes, aveia e hortelã. Mais elaborado, o Risoto de Carne e Linhaça fica uma delícia com a adição de caldo de carne e creme de leite.

Pão de Aveia com Linhaça também é uma boa pedida! Essa receita caseira rende até 20 pães bem servidos que podem cair muito bem no café da manhã ou no chá da tarde

Compartilhe:

Facebook Twitter Pinterest Email