Receita de Taralli

Taralli
Foto: user18989612/Freepik

Você já deve ter se deparado com essa delícia em algumas padarias por aí. Conhecidos como taralli, tarallini, tarallucci ou até grissini, esse típico salgadinho italiano costuma ser redondo, mas também podem ser encontrados em forma de laço ou nó.

Como fazer taralli

Em um bowl, misture a farinha, a erva-doce, o sal e o fermento. Faça uma abertura no meio e acrescente ali o azeite e o vinho branco. Trabalhe bem até formar uma massa lisa. Deixe descansar por 30 minutos em temperatura ambiente. É importante cobrir o bowl com um pano úmido para que a massa não resseque por fora. Enquanto a massa descansa, ferva a água em uma panela grande. Separe a massa em pedaços iguais e faça bolinhas do tamanho de uma noz. Não é necessário colocar farinha na bancada, uma vez que essa massa não gruda. Forme os taralli moldando um rolinho com cada pedaço de massa. Pegue uma das pontas do rolinho e cruze sobre a outra. O formato lembra um lacinho, e é importante que você pressione bem o centro do laço para que a massa não abra na água quente. Quando a água começar a ferver, coloque delicadamente os taralli, de cinco em cinco ou de dez em dez, dependendo do tamanho da panela que usar. Em contato com a água, eles afundarão e depois subirão. Retire imediatamente quando isso acontecer. Após tirar os taralli da panela, transfira para uma fôrma, evitando sobrepô-los. Deixe descansar, para que soltem água. Não use uma peneira, porque são muito frágeis e podem desmanchar. Escorra a água e transfira os taralli para uma fôrma rasa untada com óleo. Pincele com uma mistura de leite e de amido de milho para dar brilho. Depois de pincelar, salpique o sal grosso e leve ao forno a 200 °C por 10 minutos ou até ficarem douradinhos.

Ingredientes

  • 500 g de farinha de trigo
  • 1 colher (sopa) de sementes de erva-doce
  • 10 g de sal
  • 1 colher (café) de fermento em pó
  • 125 ml de azeite de oliva extravirgem
  • 200 ml de vinho branco seco
  • 1 pitada de amido de milho
  • 1 pitada de sal grosso
  • Óleo para untar
  • Leite para pincelar

Tabela de conversão de medidas

Receitas em vídeo

Modo de preparo

Em um bowl, misture a farinha, a erva-doce, o sal e o fermento. Faça uma abertura no meio e acrescente ali o azeite e o vinho branco. Trabalhe bem até formar uma massa lisa.
Deixe descansar por 30 minutos em temperatura ambiente. É importante cobrir o bowl com um pano úmido para que a massa não resseque por fora. Enquanto a massa descansa, ferva a água em uma panela grande.
Separe a massa em pedaços iguais e faça bolinhas do tamanho de uma noz. Não é necessário colocar farinha na bancada, uma vez que essa massa não gruda.
Forme os taralli moldando um rolinho com cada pedaço de massa. Pegue uma das pontas do rolinho e cruze sobre a outra. O formato lembra um lacinho, e é importante que você pressione bem o centro do laço para que a massa não abra na água quente.
Quando a água começar a ferver, coloque delicadamente os taralli, de cinco em cinco ou de dez em dez, dependendo do tamanho da panela que usar. Em contato com a água, eles afundarão e depois subirão. Retire imediatamente quando isso acontecer.
Após tirar os taralli da panela, transfira para uma fôrma, evitando sobrepô–los. Deixe descansar, para que soltem água. Não use uma peneira, porque são muito frágeis e podem desmanchar.
Escorra a água e transfira os taralli para uma fôrma rasa untada com óleo. Pincele com uma mistura de leite e de amido de milho para dar brilho.
Depois de pincelar, salpique o sal grosso e leve ao forno a 200 °C por 10 minutos ou até ficarem douradinhos.

Rendimento: 50 porções

Tempo de preparo: 60 minutos

Avalie

Compartilhe:

Vídeos

Vídeo sopa de mandioca com costela