Receitas > Matérias > Comida japonesa e seus benefícios

Comida japonesa e seus benefícios


Avaliação: / Comida japonesa e seus benefícios25 votos
PiorMelhor 
Por Comida e Receitas

Foto: Shutterstock
Foto: Shutterstock

A culinária japonesa, muito popular no Brasil, além de ser saborosa, é bastante nutritiva e saudável. Os pratos que em sua maioria são preparados com peixes, frutos do mar, cereais, legumes e verduras, garantem uma vida longa e saudável pois no preparo dos alimentos os japoneses se concentram em extrair os benefícios para a saúde de seus alimentos e não apenas no sabor.

Outro fator importante é que ao utilizar os alimentos crus, todos os nutrientes são preservados. Mas não são apenas os pratos frios que trazem benefícios, há diversas opões de pratos quentes que são ótimos para a saúde. Um exemplo de prato completo é o Yakissoba, equilibrado por conter massa, proteína animal e vegetal, além de diversos legumes.

Podemos listar alguns ingredientes e seus benefícios.

Kombu e Wakamê (algas): excelente fonte de iodo, contribue para o bom funcionamento do sistema imunológico e da tireoide, tendo propriedades anti-obesidade e altos teores de EPA, um ácido graxo essencial. Ricas em vitaminas do complexo B, são importantes reguladores da serotonina, hormônio que confere a sensação de prazer e bem-estar.

Sashimi e Sushi (peixe cru como atum, salão e truta): ricos em ômega 3, substância que contribui para a diminuição dos níveis do colesterol ruim (LDL) e aumento do colesterol bom (HDL) no sangue, também ajuda a diminuir os riscos de doenças cardiovasculares, como hipertensão, infarto e derrames.

Shoga (gengibre): possui propriedades anti-inflamatórias, bactericidas e antioxidante. Sua ação desintoxicante favorece a digestão e alivia a constipação intestinal. O gengibre também é um ótimo digestivo e fonte de vitamina B6, cobre, magnésio e potássio.

Shitake e shimeji (cogumelos): ricos em proteínas, contém uma substância capaz de estimular o sistema imunológico. Ajuda a afinar o sangue e afastar o mau colesterol.

Soja: É conhecido por reduzir o risco de doenças do coração e pressão arterial, também é uma excelente fonte de proteína sem colesterol e gorduras.

Tofu (queijo de soja): fonte de proteína, minerais e vitaminas. Ameniza sintomas da menopausa ajudando no equilíbrio hormonal, protege contra o câncer e previne a osteoporose. Por possuir isoflavonas, antioxidantes que reduzem a taxa de colesterol ruim (LDL) no sangue, ajudam na diminuição do risco de doenças cardiovasculares.

Wassabi (raiz-forte): contém potássio, cálcio, magnésio, fósforo e vitamina C. Utilizado como condimento, ajuda na digestão e tem propriedades antibióticas, anti-sépticas e bactericidas. Possui nutrientes que ajudam a prevenir as cáries.

Moyashi (broto de feijão): rico em proteínas, fibras, cálcio, fósforo, ferro, vitaminas C e do complexo B, auxilia na produção das células de defesa do organismo.

Missoshiro (sopa de soja): com todos os seus ingredientes (pasta de soja, alga, vegetais, tofu e peixe desidratado), tem propriedades antioxidantes e garante o bom funcionamento do intestino e do cérebro.

Chá verde: auxilia na digestão pois quebra o óleo presente no sistema digestivo, além disso, possui ação bactericida e antioxidante, impedindo a proliferação de células cancerígenas.

Adicionar ao meu livro de receitas

Comentários
© 2007-2017 Comida e Receitas | A empresa Anuncie Contato Política de Privacidade e Termos de Uso