Macarrão ajuda a manter uma dieta equilibrada

Nutricionista explica que é possível consumir massas sem pesar na balança, basta saber escolher acompanhamentos e molhos.

O macarrão é um dos ingredientes mais versáteis existentes na culinária.

Seus inúmeros cortes permitem combinações com diversos molhos, carnes e vegetais.

Apesar de ser tão popular na mesa do brasileiro a massa é frequentemente taxada como vilã em uma alimentação saudável.

A verdade é que não é a massa que engorda e sim a quantidade consumida e principalmente os acompanhamentos e molhos, como explica Tereza Cibella, nutricionista da Equilibrium, consultoria da Adria, uma das principais marcas de massas e biscoitos do país.

Quando a massa é consumida nas quantidades adequadas para cada tipo de metabolismo e com molhos magros, como o ao sugo, de ervas ou com vegetais, o resultado é mais energia para o dia a dia.

Tereza lembra ainda que a recomendação diária de consumo de carboidratos indicada pelo Guia Alimentar para População Brasileira (divulgado pelo Ministério da Saúde) é de 5 a 6 porções.

“O macarrão pode ser incluído em uma dieta balanceada. Além de molhos “leves” a dica para não elevar o valor calórico e a quantidade de gorduras é escolher acompanhamentos nutritivos como um filé grelhado (frango, peixe e carne bovina magra) ou uma boa salada de folhas e vegetais”, explica Tereza.

O mito de que o macarrão engorda também foi quebrado por uma pesquisa recente feita pela Universidade Hebraica de Jerusalém, que comprovou que consumir carboidrato após as 18h, na quantidade adequada, é benéfico para a saúde.

Para Tereza o estudo desmistifica o mito e reforça que carboidrato não é vilão da alimentação.

“O que o estudo aponta é que o ganho de peso não está relacionado ao carboidrato consumido à noite e sim à qualidade da alimentação no restante do dia, ao sedentarismo e ao exagero na quantidade de alimentos consumidos”, afirma Tereza.

Consumir carboidrato à noite favorece o aumento do hormônio leptina, substância que pode diminuir o apetite durante o dia, auxiliando na manutenção do peso. Também contribui para uma noite de sono tranquila.

Outro benefício do macarrão é para quem faz dieta de controle do colesterol. Para este público é indicado o consumo de massa de sêmola, pois é um tipo de alimento que não possui ovos em sua fabricação. A sêmola é uma parte da farinha de trigo especial, que deixa a massa soltinha, macia e saborosa.

Já que foi comprovado que incluir macarrão na dieta não altera o ponteiro da balança, a nutricionista da Adria ensina como deixar a refeição ainda mais leve.

“O ideal é combinar a massa com legumes e verduras, carnes magras (peixes e frango) e fibras (como aveia, linhaça e sementes em geral). Lembrando também da quantidade a ser consumida: 1 prato raso, com 1 ou no máximo 2 pegadores de massa”, finaliza Tereza.

Confira abaixo uma sugestão de receitas com todas as dicas da nutricionista: Fidelinho ao Molho de Frango com Palmito.

Foto: Adria
Foto: Adria

Compartilhe:

Vídeos relacionados