Receitas > Matérias > Saiba como deixar a carne no ponto ideal

Saiba como deixar a carne no ponto ideal


Avaliação: / Saiba como deixar a carne no ponto ideal5 votos
PiorMelhor 
Por Restaurante Figueira

Foto: Restaurantes Figueira e Pepper Jack
Foto: Restaurantes Figueira e Pepper Jack

Técnica usando a palma da mão ajuda a identificar a maciez de cada corte. Na hora de preparar uma carne sempre surge a dúvida: Qual é o ponto ideal para que ela fique saborosa?

Algumas pessoas gostam bem passada e outras preferem mal passada. Para identificar esses dois pontos da carne basta observar a cor e a maciez. Quando está muito mal passada ela fica vermelha por dentro e com sangue, já a carne bem passada é mais escura por dentro, quase marrom.

Os especialistas e chefs consideram que o ponto ideal é quando a carne está rosada e macia por dentro e crocante por fora. Um truque ensinado pelo especialista em carnes e proprietário do Figueira Restaurante, Caio Fontenelle, é o "Método da mão".

Através da palma da mão é possível avaliar o grau de cozedura de uma carne. Juntando levemente o polegar e o dedo indicador a área entre os dedos ficará macia, semelhante à carne mal passada.

Na união do dedo polegar com o dedo médio a área entre eles ficará parecida com uma carne ao ponto, já a junção do dedo polegar com o anelar deixará a área entre os dois mais rígida, como uma carne bem passada.

Essa técnica é mais usada por profissionais da gastronomia, porém vale fazer em casa para surpreender os amigos em um almoço ou jantar especial.

A temperatura interna da carne também influencia no seu preparo. Segundo Fontenelle, cada tipo de corte tem a sua temperatura ideal.

"Para realizar esse procedimento é necessário usar um termômetro de cozinha".

O especialista ainda afirma que por mais que os chefs indiquem o preparo ideal para a carne, o importante é que ela esteja ao gosto de cada pessoa.

"O melhor ponto da carne é seu próprio ponto".

Confira abaixo qual é a temperatura interna ideal para cada tipo de carne.

Carne de porco:

Ao ponto – 71°C

Bem passada – 77°C

Carne moída – 71°C

Carne de frango:

Inteiro ou em corte – 74°C

Carne de gado:

Mal passada - 63°C

Ao ponto – 71°C

Bem passada – 77°C

Carne moída – 71°C

Carne de ovelha:

Mal passada – 63°C

Ao ponto – 71°C

Bem passada – 77°C

Adicionar ao meu livro de receitas

Comentários
© 2007-2017 Comida e Receitas | A empresa Anuncie Contato Política de Privacidade e Termos de Uso