
Técnica usando a palma da mão ajuda a identificar a maciez de cada corte. Na hora de preparar uma carne sempre surge a dúvida: Qual é o ponto ideal para que ela fique saborosa?
Algumas pessoas gostam bem passada e outras preferem mal passada. Para identificar esses dois pontos da carne basta observar a cor e a maciez. Quando está muito mal passada ela fica vermelha por dentro e com sangue, já a carne bem passada é mais escura por dentro, quase marrom.
Os especialistas e chefs consideram que o ponto ideal é quando a carne está rosada e macia por dentro e crocante por fora. Um truque ensinado pelo especialista em carnes e proprietário do Figueira Restaurante, Caio Fontenelle, é o “Método da mão”.
Através da palma da mão é possível avaliar o grau de cozedura de uma carne. Juntando levemente o polegar e o dedo indicador a área entre os dedos ficará macia, semelhante à carne mal passada.
Na união do dedo polegar com o dedo médio a área entre eles ficará parecida com uma carne ao ponto, já a junção do dedo polegar com o anelar deixará a área entre os dois mais rígida, como uma carne bem passada.
Essa técnica é mais usada por profissionais da gastronomia, porém vale fazer em casa para surpreender os amigos em um almoço ou jantar especial.
A temperatura interna da carne também influencia no seu preparo. Segundo Fontenelle, cada tipo de corte tem a sua temperatura ideal.
“Para realizar esse procedimento é necessário usar um termômetro de cozinha”.
O especialista ainda afirma que por mais que os chefs indiquem o preparo ideal para a carne, o importante é que ela esteja ao gosto de cada pessoa.
“O melhor ponto da carne é seu próprio ponto”.
Confira abaixo qual é a temperatura interna ideal para cada tipo de carne.
Carne de porco:
Ao ponto – 71°C
Bem passada – 77°C
Carne moída – 71°C
Carne de frango:
Inteiro ou em corte – 74°C
Carne de gado:
Mal passada – 63°C
Ao ponto – 71°C
Bem passada – 77°C
Carne moída – 71°C
Carne de ovelha:
Mal passada – 63°C
Ao ponto – 71°C
Bem passada – 77°C