A dieta ideal: dicas para emagrecer de forma saudável

Foto: Pixabay

Com a chegada do verão sempre surgem dietas mirabolantes para ficar em forma a tempo de colocar aquela roupa que já não serve mais.

E vale de tudo, desde a dieta da lua, que determina a ingestão de líquidos com baixo teor calórico durante as mudanças de fase da lua, até a dieta dos pontos onde o indivíduo controla tudo o que come por meio de pontos que equivalem a cerca de três calorias cada um.

Para tentar desvendar os segredos desses regimes e descobrir se realmente são eficazes, o Comida e Receitas com a ajuda da nutricionista Dafne Oliveira preparou algumas dicas para você emagrecer de forma saudável e sem sacrifícios.

Dietas como as que foram exemplificadas acima não costumam ser recomendadas por profissionais.

“Elas são extremamente restritas, monótonas, pobres em nutrientes e antioxidantes e, em sua maioria, levam muito em consideração somente a quantidade de calorias dos alimentos e não a sua composição nutricional”.

Apesar da ingestão de poucas calorias a perda de peso acaba não sendo tão considerável, pois acaba prejudicando o organismo por causa da falta de nutrientes.

Os alimentos diet e/ou light comumente utilizados em regimes possuem muitos conservantes e diversos aditivos artificiais.

“Estas dietas provocam o conhecido “efeito sanfona”, ou seja, o indivíduo emagrece enquanto segue a dieta, mas por não aguentar segui-la por muito tempo, volta a comer igual ou mais do que comia antes”, afirma a nutricionista ao Comida e Receitas.

Para não passar o verão sofrendo a nutricionista dá algumas dicas para manter um emagrecimento adequado.

“A dieta ideal parte de um simples conceito: equilíbrio. Assim como mostra a pirâmide alimentar, podemos comer de tudo, contanto que haja um equilibro no consumo de cada um dos alimentos”.

Para tanto, a nutricionista recomenda uma reeducação alimentar. Verduras, legumes, frutas, pães, grãos e massas integrais devem ser ingeridos em maior quantidade. Já os refrigerantes, alimentos embutidos, doces, frituras e sal devem ter o seu consumo reduzido.

“Uma pessoa que come de tudo deve ingerir os alimentos mais próximos do pico da pirâmide em quantidade reduzida ou moderada e os alimentos da base em maior quantidade. Tal quantidade varia muito de indivíduo para indivíduo e também conforme o objetivo e meta de cada um”.

Compartilhe: