Receita de Risoto com açafrão

Risoto com açafrão
Foto: Tramontina

Nada melhor do que reunir as pessoas que amamos em volta da mesa. E para surpreender, o Chef Cesar Brandelli, da Tramontina, apresenta essa receita deliciosa, – uma clássica para fazer bonito com os convidados e deixar a noite ainda mais especial. Fica uma delícia com carnes com molho vermelho, carnes empanadas, ou da sua preferência.

Como fazer risoto com açafrão

Coloque 6 litros de água para ferver em uma panela. Enquanto a água ferve, descasque uma cebola, duas cenouras e um talo de salsão. Coloque os legumes dentro da água e cozinhe este caldo por, no mínimo, 45 minutos. Após, baixe o fogo e mantenha o caldo aquecido durante o preparo do risoto. Leve uma panela média com duas colheres (sopa) de manteiga ao fogo médio. Quando derreter, coloque a cebola picada, tempere com uma pitada de sal e refogue por 2 minutos até murchar. Adicione o arroz, os pistilos de açafrão (ou a cúrcuma), tempere com sal e misture bem por 2 minutos, sem deixar grudar no fundo. Em seguida, regue com o vinho branco e mexa até evaporar o líquido. Acrescente 3 conchas do caldo de legumes ao arroz e misture bem. Deixe cozinhar, mexendo de vez em quando, até secar. Repita o procedimento, adicionando o caldo, de concha em concha, mexendo, até o risoto ficar no ponto – o grão deve estar cozido, mas ainda durinho no centro (al dente), em torno de 18 a 20 minutos. Atenção: na última adição de caldo, mexa e desligue o fogo. Não deixe secar completamente, o risoto deve ficar bem úmido. Desligue o fogo, acrescente uma colher (sopa) de manteiga, o queijo ralado e misture bem. Verifique o sabor e, se precisar, acerte o sal (lembrando que o caldo é sem sal). Sirva a seguir com folhas de endro, salsinha, cebolinha, ou qual preferir, a gosto. 

Ingredientes

  • 200 g de arroz para risoto (arbório ou carnarolli)
  • 6 pistilos de açafrão (pode substituir por 30gr de cúrcuma em pó)
  • 1/2 cebola picada fino
  • 3 colheres (sopa) de manteiga
  • ½ xícara (chá) de vinho branco seco
  • 3 xícaras (chá) de caldo de legumes (1 cebola, 2 cenouras, q talo de salsão ou aipo)
  • 80g queijo parmesão ralado na hora
  • Pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Tabela de conversão de medidas

Receitas em vídeo

Modo de preparo

  • Começamos pelo caldo de legumes, para isso, coloque 6 litros de água para ferver em uma panela. Enquanto a água ferve, descasque uma cebola, duas cenouras e um talo de salsão. Coloque os legumes dentro da água e cozinhe este caldo por, no mínimo, 45 minutos. Após, baixe o fogo e mantenha o caldo aquecido durante o preparo do risoto.
  • Leve uma panela média com duas colheres (sopa) de manteiga ao fogo médio. Quando derreter, coloque a cebola picada, tempere com uma pitada de sal e refogue por 2 minutos até murchar.
  • Adicione o arroz, os pistilos de açafrão (ou a cúrcuma), tempere com sal e misture bem por 2 minutos, sem deixar grudar no fundo. Em seguida, regue com o vinho branco e mexa até evaporar o líquido.
  • Acrescente 3 conchas do caldo de legumes ao arroz e misture bem. Deixe cozinhar, mexendo de vez em quando, até secar. Repita o procedimento, adicionando o caldo, de concha em concha, mexendo, até o risoto ficar no ponto – o grão deve estar cozido, mas ainda durinho no centro (al dente), em torno de 18 a 20 minutos.
  • Atenção: na última adição de caldo, mexa e desligue o fogo. Não deixe secar completamente, o risoto deve ficar bem úmido. Desligue o fogo, acrescente uma colher (sopa) de manteiga, o queijo ralado e misture bem. Verifique o sabor e, se precisar, acerte o sal (lembrando que o caldo é sem sal). Sirva a seguir com folhas de endro, salsinha, cebolinha, ou qual preferir, a gosto. 

Tempo de preparo: 60 minutos

Rendimento: 2 porções

Avalie

Compartilhe: