Como fazer o bolo perfeito

Bolos perfeitos
Foto: Pixabay

Veja aqui algumas dicas para fazer o bolo perfeito e não errar mais, são pequenos detalhes que fazem a diferença.

Preparo

Quando se faz um bolo de duas espécies diferentes, porém com massa igual, e numa delas se quer empregar frutas cristalizadas, deve-se ter o cuidado de acrescentar um pouco mais de farinha, pois as frutas ressumam muita umidade.

Quando se fazem bolos de chocolate, empregando-se cacau em vez de chocolate em pó, convém acrescentar mais 1 a 2 colheres (sopa) de manteiga.

Antes de passar o glacê, polvilhe o bolo com maisena ou farinha de trigo. Assim, o glacê não cai.

Ao estirar massas amanteigadas, normalmente elas grudam no rolo. Para que isso não aconteça, basta você colocar entre a massa e o rolo um plástico fino e transparente.

O bolo de chocolate ficará mais leve e com uma cor mais bonita se você acrescentar uma colher (chá) de bicarbonato de sódio.

Em vez de água, use suco de laranja na sua receita de pão-de-ló. Assim, ele ficará mais saboroso.

Se a receita pedir ovos, tire-os da geladeira antes de preparar a receita, eles precisam estar na temperatura ambiente.

Unte todo o fundo e as laterais da fôrma. Polvilhe com farinha ou farelo de aveia.

Peneire a farinha e o açúcar que serão utilizados na receita e reserve.

Se a receita pedir para acrescentar os ingredientes líquidos alternadamente com os secos, comece e termine com a farinha, para que o bolo fique mais leve.

O fermento em pó deve ser adicionado por último.

Forno

Se o bolo ficar dourado antes que esteja completamente assado, coloque uma fôrma com água na prateleira superior do forno.

Ligue o forno e unte a fôrma. Para untar a fôrma utilize óleo, pois espalha melhor do que manteiga.

Para saber se o bolo está assado Insira um palito no centro do bolo. Se a massa grudar no palito é porque ainda não está pronto.

Não desenforme o bolo ainda quente, pois ele pode murchar. Deixe esfriar e depois, passe uma faca na lateral interna da fôrma e um pouquinho no fundo para soltar o bolo.

Se ao desenformar o bolo ele estiver grudado, coloque a fôrma por alguns segundos sobre o fogo baixo. O bolo perfeito se soltará do fundo da fôrma.

Se o bolo que deu tanto trabalho queimou, não se desespere: passe um ralador de queijo côncavo na parte queimada até retirar a crosta.

O bolo de chocolate não ficará ressecado, se você acrescentar à massa uma ou meia maçã ralada ou, se preferir, uma colher de café bem forte.

Dica nutritiva

Em vez de untar a forma de bolo com farinha de trigo, use aveia, farinha de rosca ou farelo de trigo. Além de saudável, o bolo adquire uma textura diferente.

Frutas secas

Quando se faz um bolo de frutas secas ou cristalizadas polvilham-se estas ou envolvem-se num pouco de farinha antes de introduzi-las na massa.

Quando se juntam frutas secas ou cristalizadas num bolo, o momento mais apropriado é o que se segue logo a ter-se ligado a farinha ao creme.

Dicas extras

Um bolo amanhecido pode ficar saboroso se você umedecer com leite e depois deixar em forno moderado por alguns minutos.

Se você quiser cortar um bolo para recheá-lo, passe uma linha em volta, no sentido do comprimento, dê uma laçada, como se fosse um nó e puxe. Se quiser cortar em várias camadas, basta mudar a posição da linha.

Para que seu bolo fique marmorizado (com duas cores), coloque um pouco de café solúvel na massa crua.

Enfeite um bolo simples, sem cobertura, colocando uma toalhinha de papel rendada sobre ele e peneire bastante glaçúcar. Retire a toalha com cuidado, para ficar o desenho.

Para conservar os biscoitos sempre fresquinhos, coloque dentro do recipiente em que você for guardá-los um pedaço de pão.

Quando se faz chantilly e a nata for muito espessa deve-se acrescentar água ou leite (Uma colher de sopa para meio litro) e bater.

Assim, com essas dicas esperamos que você consiga fazer o bolo perfeito!

Compartilhe:

Facebook Twitter Pinterest Email