Alimentos saudáveis para inserir na sua dieta

Foto: Pixabay

Os alimentos saudáveis são a solução para muitos males que afetam a saúde humana, isso é comprovado.

Construir bons hábitos alimentares, a famosa alimentação balanceada, é ideal para quem quer evitar doenças e outros distúrbios.

Com o aumento do consumo de produtos industrializados, é comum ver um grande número de pessoas que tiveram a saúde afetada por isso.

Além disso o número de pessoas obesas aumentou bastante na nossa sociedade, por isso a busca por alimentos que possuam mais benefícios e nutrientes para a o organismo, é grande de hoje em dia.

Se quiser conhecer quais são os melhores alimentos para construir hábitos saudáveis, confira o texto até o final!

Quais são os alimentos saudáveis para você incluir na sua dieta?

Além da busca por alimentos saudáveis ter aumentado bastante como uma forma de prevenir a obesidade, desintoxicar o organismo e melhorar a saúde, outro ponto fez com que essa busca aumentasse.

Foi o início da pandemia causada pelo novo coronavírus, que voltou a atenção de muitas pessoas para dietas que contribuam com o fortalecimento da saúde e do sistema imunológico.

Com isso, alguns alimentos cheios de benefícios invadiram os cardápios dos brasileiros, confira alguns dos quais você pode utilizar para melhorar a sua saúde!

Vegetais crucíferos

Foto: Pixabay

Um dos nomes que sempre estão presente nos guias de alimentação saudável, com certeza são os vegetais crucíferos.

Talvez você não os conheça por esse nome, mas com certeza já comeu algum deles em algum momento da vida.

Entre os mais famosos estão a brócolis, couve-flor, repolho, rúcula, agrião e o couve-de-bruxelas.

O uso desses vegetais é bastante conhecido quando o assunto é combater o câncer, mas eles possuem muitos outros benefícios.

Isso porque eles são ricos em antioxidantes, fibras e minerais.

Dente suas outras vantagens estão ajudar no processo de emagrecimento, desintoxicar o organismo, otimizar a saúde do coração e aumentar a imunidade.

Eles ganharam ainda mais fama por esse último ponto, o de aumentar a imunidade, livrando o organismo de agentes nocivos que causam doenças e outros males.

Receitas sugeridas:

Aveia

Foto: Pixabay

A aveia é um dos alimentos saudáveis mais populares no mundo inteiro.

Ela está presente no prato de uma grande parte da população brasileira e os seus benefícios são vastos.

Embora muitas pessoas associem esse alimento apenas à melhora do trânsito intestinal e o fim da prisão de ventre, não é só isso que a aveia oferece.

Você provavelmente já sabia que a aveia é muito rica em fibras, mas sabia que ela também é rica em carboidratos de baixo índice glicêmico?

Essa união faz com que você tenha a sensação de saciedade ao comer esse alimento, ajudando assim a regular os seus hábitos alimentares.

Além disso, comer aveia vai te dar a energia necessária que você vai precisar para enfrentar o dia!

Que tal apostar em uma receita de café da manhã com aveia, banana e mel?

Receitas sugeridas:

Alho

Foto: Pixabay

Há tempos que o alho já deixou de ser considerado apenas um alimento e passou a ser chamado de superalimento.

Isso porque os benefícios dele são amplos, protegendo o nosso organismo contra os mais diversos males.

Duas das principais características do alho, são suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.

O princípio ativo do alho se chama alicina, e ela é extremamente benéfica para melhorar a circulação sanguínea, além de ajudar a reduzir a pressão arterial.

Além de ser uma importante ferramenta no combate à diabetes e a hipertensão, a alicina ainda é uma grande aliada na prevenção do câncer!

Receitas sugeridas:

Chá verde

Foto: Pixabay

Muito utilizado em algumas culturas orientais, por causa dos grandes benefícios que proporciona ao organismo, o chá verde ganhou fama no ocidente de uns tempos pra cá.

Você pode consumir como chá ou em cápsulas, o que for mais prático para o seu dia a dia.

Dentre as muitas propriedades do chá verde, estão a melhoria do funcionamento cerebral, por causa da cafeína presente na bebida.

Assim como o alho, o chá verde é um forte aliado no combate ao câncer, especialmente nos de mama, próstata e colorretal.

Entretanto, o chá é muito utilizado no Brasil por pessoas que desejam perder peso, isso acontece porque um de seus componentes é o epigalocatequina galato.

Essa substância vai fazer com o que seu organismo aumente o gasto energético, consequentemente ajudando no processo de emagrecimento.

Sugestões:

Peixe e Frango

Foto: Pixabay

Consumir carnes magras como peixe e frango ao invés de carnes vermelhas e muito gordurosas, produz um resultado muito positivo no nosso organismo.

O peixe oferece muitas vantagens para o corpo humano, dentre elas a ajuda no combate a doenças cardiovasculares.

Uma das propriedades mais conhecidas desse alimento é sua melhora das funções cerebrais, pois no peixe está presente o ômega-3, um ácido graxo cheio de benefícios.

Esses dois alimentos saudáveis são indispensáveis para quem pratica exercícios físicos de alta intensidade.

Com enfoque especial no frango, que ajuda na reconstrução muscular, o que o torna muito popular entre halterofilistas.

Outra propriedade do frango é que sua carne é rica em vitamina B3, consequentemente o seu consumo vai ajudar a melhorar a circulação sanguínea, pois vai atuar dilatando os vasos sanguíneos.

Sugestões:

Gengibre

Foto: Pixabay

Muito associado ao alho, essa raiz também é considerada com um superalimento e o seu consumo regular e equilibrada produz efeitos positivos no organismo.

Ele é muito utilizado por pessoas que desejam perder peso e queimar gordura, visto que a raiz tem propriedades que aceleram o metabolismo, estimulando essa queima de gordura.

Tal como o alho, duas propriedades marcantes do gengibre são seu poder antioxidante e anti-inflamatório.

Além de combater o efeito dos radicais livres, ele ajuda na prevenção do envelhecimento precoce.

A raiz é amplamente utilizada para combater males tais como gripes, resfriados ou doenças respiratórias.

Por fim, além de todos esses benefícios o gengibre ainda é um excelente tempero!

Sugestões:

Banana

Foto: Pixabay

A banana é um dos alimentos saudáveis mais populares no nosso país, estando presente em grande parte das casas brasileiras.

Entretanto o seu consumo diminuiu bastante nos últimos anos, o que pode ser prejudicial para a saúde.

Esse alimento conta com uma alta concentração de potássio, consequentemente ele estimula o melhor funcionamento do sistema cardiovascular.

Você sabia que a banana é considerada a fruta do bom humor? Isso se dá porque o alimento é rico em triptofano, um dos componentes da serotonina.

Esse neurotransmissor da felicidade é responsável pelo nosso humor, logo, comer banana pode melhorar o seu dia, literalmente.

Por último, uma dica para os que exageraram na bebida no final de semana, a banana é ótima para curar ressaca! Então se você passou dos limites e acordou meio mal, aposte nessa fruta para se recuperar!

Sugestões:

Conclusão

Com o aumento do consumo de alimentos industrializados, a saúde da população brasileira entrou em declínio, logo houve um aumento nos índices de obesidade no país.

Para evitar que esses males aumentem, o ideal é apostar em uma alimentação balanceada e mais natural, evitando produtos cancerígenos ou muito gordurosos ou doces.

A natureza proporciona verdadeiros remédios naturais para quem quer adotar um estilo de vida mais saudável, basta você apostar nesses alimentos saudáveis na sua dieta.

Gostou do texto e quer conhecer mais sobre assuntos relacionados? Não deixe de conferir nossas outras publicações!

Compartilhe:

Facebook Twitter Pinterest Email Imprimir