Previna-se contra o colesterol com as dicas do comida e receitas

Foto: Shutterstock
Foto: Shutterstock

Presente em alimentos de origem animal como carne, leite integral e ovos, o colesterol desempenha um papel fundamental em nosso organismo. Considerado um tipo de gordura (lipídio) ele é responsável pela produção de hormônio e vitamina D.

Entretanto, o excesso dessa gordura no sangue pode provocar doenças cardiovasculares. O organismo produz dois tipos de colesterol, o LDL, que é considerado ruim, pois ele se deposita nas artérias causando o seu entupimento e o HDL, é considerado bom porque ajuda a retirar o excesso de LDL do organismo evitando a formação de placas de gordura.

Quem não possui colesterol, pode se prevenir comendo melhor e quem já possui níveis altos da doença deve dar uma atenção especial para alimentação. Pensando nisso, o Comida e Receitas, com o auxílio da nutricionista Dafne Oliveira, preparou um cardápio com dicas e receitas especiais sobre o tema.

“Deve-se evitar alimentos ricos em gordura saturada e colesterol, principalmente aqueles de origem animal. O excesso da ingestão de açúcar promove um desiquilíbrio no nosso corpo, não favorecendo a redução do colesterol”, revela Dafne ao Comida e Receitas.

No café da manhã, substitua o pão branco por um Pão Integral com Castanhas e o leite e café por um suco de frutas de Melancia com Limão e Hortelã.

Começar a refeição com uma porção generosa de salada também ajuda na redução dos níveis de gordura no sangue. Experimente a Salada de Verdura e Frutas, é deliciosa e faz bem à saúde.

Segundo a nutricionista, o consumo de peixes como salmão, sardinha e atum, ricos em ômega-3, também são excelentes aliados no combate ao colesterol. “Esses peixes devem ser consumidos diariamente. Uma dieta rica em fibras, cereais integrais, frutas, verduras e legumes é fundamental para quem precisa controlar esses níveis”, comenta a nutricionista.

Por isso, inclua no almoço ou no jantar um Salmão Grelhado com Coentro e Mel ou um Atum Grelhado. Para algumas pessoas a pior parte dessa dieta é a restrição aos doces, por isso a sobremesa tem que ser bem leve e com nível de açúcar bem baixo. Nesse caso, nada melhor do que uma Salada de Frutas Vermelhas.

Compartilhe:

Facebook Twitter Pinterest Email