
Marina Bufarah de Souza, sommelière da Wine, maior clube de assinatura de vinhos do mundo e líder no ranking de importação do Brasil, apresenta uma preparação que tem grande potencial de surpreender os mais exigentes paladares apaixonados por vinhos. Vale a pena conferir!
Como fazer sorvete de figo com vinho e pistache
Lave os figos em água fria corrente e corte os talos. A seguir, corte-os em quatro partes, mantendo sempre a pele, e coloque-os no processador de alimentos junto com o açúcar e o suco de limão. Processe-os e adicione o vinho lentamente. Adicione o creme de leite e processe novamente até obter um purê com pequenos pedaços de casca de figo ainda visíveis. Despeje o preparo numa tigela grande, cubra com filme plástico e leve à geladeira por 30 minutos, antes de bater na máquina de sorvete. Se você não tiver uma máquina de sorvete, basta colocar a mistura num recipiente, cobrir e colocar no freezer. Por ter uma grande quantidade de álcool, o sorvete não cria cristais de gelo e permanece cremoso, mas, mesmo assim, precisa ficar fora da geladeira por meia hora para poder ser servido. O sorvete pode ser mantido no freezer por uma semana.
Ingredientes
Sorvete
- 550g de figos maduros (cerca de sete figos)
- 120g de açúcar demerara
- 1 colher (sopa) de suco de limão
- 120 ml de vinho Portillo Valle de Uco Sauvignon Blanc Dulce Natural 2022
- 130 ml de creme de leite fresco
Praliné de pistache
- 100g de pistaches sem sal (descascados)
- 130g de açúcar
- 50 ml de água
- 1 pitada de sal
Tabela de conversão de medidas
Modo de preparo
Sorvete
- Lave os figos em água fria corrente e corte os talos.
- A seguir, corte-os em quatro partes, mantendo sempre a pele, e coloque-os no processador de alimentos junto com o açúcar e o suco de limão.
- Processe-os e adicione o vinho lentamente.
- Adicione o creme de leite e processe novamente até obter um purê com pequenos pedaços de casca de figo ainda visíveis.
- Despeje o preparo numa tigela grande, cubra com filme plástico e leve à geladeira por 30 minutos, antes de bater na máquina de sorvete.
- Se você não tiver uma máquina de sorvete, basta colocar a mistura num recipiente, cobrir e colocar no freezer.
- Por ter uma grande quantidade de álcool, o sorvete não cria cristais de gelo e permanece cremoso, mas, mesmo assim, precisa ficar fora da geladeira por meia hora para poder ser servido.
- O sorvete pode ser mantido no freezer por uma semana.
Praliné
- Leve uma frigideira pequena ao fogo médio e adicione os pistaches.
- Mexa sem parar até que fiquem levemente dourados e perfumados.
- Transfira-os para uma tigela pequena.
- Coloque uma folha grande de papel manteiga ou uma folha de silicone sobre a superfície de trabalho.
- Coloque o açúcar e a água numa panela de fundo grosso e leve ao fogo médio.
- Mexa com uma espátula refratária até que o açúcar se dissolva na água e aumente o fogo para médio-alto e deixe a mágica acontecer.
- Quando o açúcar começar a ferver, pare de mexer para evitar que cristalize ou estrague, mas fique por perto e de olho para que o caramelo não queime.
- O açúcar levará de 6 a 7 minutos para se transformar em um caramelo dourado escuro.
- O cheiro sutil de açúcar queimado é uma indicação de que está pronto.
- Se você tiver um termômetro para doces, ele deve indicar 185°C.
- Retire imediatamente a panela do fogo e acrescente o sal e os pistaches torrados na panela.
- Mexa brevemente com uma espátula resistente ao calor para cobri-los com o caramelo e despeje sobre o papel manteiga ou folha de silicone, espalhando rapidamente com a ajuda da espátula.
- Deixe esfriar completamente por cerca de 25 a 30 minutos.
- Depois de esfriar, quebre o praliné em pedaços com as mãos e mantenha-o numa jarra de vidro lacrada durante uma semana.
- Você pode triturá-los no processador de alimentos e polvilhar sobre o sorvete ou guardá-los em pedaços maiores e servir junto com o sorvete.
Rendimento: 4 porções
Tempo de preparo: 60 minutos