Receitas > Matérias > Os benefícios da semente de chia

Os benefícios da semente de chia


Avaliação: / Os benefícios da semente de chia52 votos
PiorMelhor 
Por Comida e Receitas

Originária do México, a chia é uma semente que foi muito consumida por civilizações antigas, principalmente por quem precisava de força e resistência física. Nome botânico: Salvia hispanica.

A Semente de Chia é um alimento antioxidante, rico em Omega 3, cálcio, potássio, ferro e fibras. O significado de Chia é "Força", pela energia que proporciona.

Características

Cerca de 19 a 23% do seu peso é proteína completa, contém todos os aminoácidos essenciais em equilibrio perfeito; 60% do seu óleo é Ómega 3 e 40% Ómega 6.

Sendo o alimento com mais ômega 3 encontrado na natureza. Contém mais cálcio do que o leite; mais ferro do que os espinafres; mais magnésio do que os brócolis; mais potássio que a banana; mais antioxidantes que a uvas-do-monte (mirtilo). 100% natural. Não contém glúten.

Benefícios

As sementes de Chia são o sonho de quem faz dieta, pois eliminam a fome evitando assim o desejo de ingerir mais alimentos e, além disso, limpam o corpo das toxinas no intestino.

Equilibram o açúcar no sangue, garantindo energia ao longo do dia e diminuindo o risco de diabetes tipo 2. Ajudam a regular o trânsito intestinal, previne a inflamação de divertículos (diverticulite), pois a sua fibra solúvel hidrata o cólon e facilita o movimento peristáltico.

Elimina os desejos constantes de petiscar comida. Ajuda a diminuir os níveis de colesterol e triglicerídios. São também muito benéficas para desportistas, pois por serem hidrofílicas, e absorverem até 10 vezes o seu peso em água, mantêm o corpo hidratado.

Indicações

Perda de peso e manutenção; problemas da tiróide; hipoglicémia e diabetes; síndrome do cólon irritável; doença celíaca (intolerância permanente ao glúten); refluxo gastro esofágico; hipercolesterolemia (nível alto de colesterol no sangue); indispensável para os vegetarianos por conter muita proteína.

Sugestão de uso

Chia Fresca : 1 colherada das sementes em 250ml de água (o líquido ficará levemente gelatinoso). Adicione lima ou suco de limão e açúcar, e desfrute.

No caso de refluxo gastro esofágico: coloque 1 colher (chá) de sementes de chia num pouco de água, mexer e beber de imediato. Aguarde uns minutos e depois beber 1 copo cheio de água. Ajudam a absorver o excesso de ácido.

O poderoso grão possui:

  • 2 vezes mais potássio do que a banana;
  • 3 vezes mais ferro do que o espinafre;
  • 6 vezes mais cálcio do que o leite integral;
  • 8 vezes mais ômega 3 do que o salmão;
  • 12 vezes o próprio peso: é o que ela absorve de água;
  • 15 vezes mais magnésio do que o brócolis.

Veja algumas receitas: 

Receita de Tapioca com chia, sardinha e cottage

Receita de Picolé de frutas vermelhas e chia

Receita de Cappuccino light com lima da Pérsia e chia

Receita de Mousse de acerola com chia

Receita de Torta salgada de legumes com farinha de chia

Adicionar ao meu livro de receitas

Comentários
© 2007-2017 Comida e Receitas | A empresa Anuncie Contato Política de Privacidade e Termos de Uso