Receitas > Matérias > Os benefícios da semente de chia

Os benefícios da semente de chia


Avaliação: / Os benefícios da semente de chia52 votos
PiorMelhor 
Por Comida e Receitas

Originária do México, a chia é uma semente que foi muito consumida por civilizações antigas, principalmente por quem precisava de força e resistência física. Nome botânico: Salvia hispanica.

A Semente de Chia é um alimento antioxidante, rico em Omega 3, cálcio, potássio, ferro e fibras. O significado de Chia é "Força", pela energia que proporciona.

Características

Cerca de 19 a 23% do seu peso é proteína completa, contém todos os aminoácidos essenciais em equilibrio perfeito; 60% do seu óleo é Ómega 3 e 40% Ómega 6.

Sendo o alimento com mais ômega 3 encontrado na natureza. Contém mais cálcio do que o leite; mais ferro do que os espinafres; mais magnésio do que os brócolis; mais potássio que a banana; mais antioxidantes que a uvas-do-monte (mirtilo). 100% natural. Não contém glúten.

Benefícios

As sementes de Chia são o sonho de quem faz dieta, pois eliminam a fome evitando assim o desejo de ingerir mais alimentos e, além disso, limpam o corpo das toxinas no intestino.

Equilibram o açúcar no sangue, garantindo energia ao longo do dia e diminuindo o risco de diabetes tipo 2. Ajudam a regular o trânsito intestinal, previne a inflamação de divertículos (diverticulite), pois a sua fibra solúvel hidrata o cólon e facilita o movimento peristáltico.

Elimina os desejos constantes de petiscar comida. Ajuda a diminuir os níveis de colesterol e triglicerídios. São também muito benéficas para desportistas, pois por serem hidrofílicas, e absorverem até 10 vezes o seu peso em água, mantêm o corpo hidratado.

Indicações

Perda de peso e manutenção; problemas da tiróide; hipoglicémia e diabetes; síndrome do cólon irritável; doença celíaca (intolerância permanente ao glúten); refluxo gastro esofágico; hipercolesterolemia (nível alto de colesterol no sangue); indispensável para os vegetarianos por conter muita proteína.

Sugestão de uso

Chia Fresca : 1 colherada das sementes em 250ml de água (o líquido ficará levemente gelatinoso). Adicione lima ou suco de limão e açúcar, e desfrute.

No caso de refluxo gastro esofágico: coloque 1 colher (chá) de sementes de chia num pouco de água, mexer e beber de imediato. Aguarde uns minutos e depois beber 1 copo cheio de água. Ajudam a absorver o excesso de ácido.

O poderoso grão possui:

  • 2 vezes mais potássio do que a banana;
  • 3 vezes mais ferro do que o espinafre;
  • 6 vezes mais cálcio do que o leite integral;
  • 8 vezes mais ômega 3 do que o salmão;
  • 12 vezes o próprio peso: é o que ela absorve de água;
  • 15 vezes mais magnésio do que o brócolis.

Veja algumas receitas: 

Receita de Tapioca com chia, sardinha e cottage

Receita de Picolé de frutas vermelhas e chia

Receita de Cappuccino light com lima da Pérsia e chia

Receita de Mousse de acerola com chia

Receita de Torta salgada de legumes com farinha de chia

Facebook Twitter Google Plus Pinterest Email

Adicionar ao meu livro de receitas

Comentários
© 2007-2017 Comida e Receitas | A empresa Anuncie Contato Política de Privacidade e Termos de Uso